Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCataldi, Ricardo Madeira-
dc.date.accessioned2025-10-10T18:12:01Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-10-10T18:12:01Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36220-
dc.description.abstractWith the enactment of the 1988 Federal Constitution, policies aimed at higher education gained momentum, culminating in the student assistance policy, regulated by Decree 7,234/2010, which instituted the National Student Assistance Program (PNAES). The purpose of this program is to ensure the retention of students in conditions of socioeconomic vulnerability, with the aim of reducing dropout rates in higher education. Health Care is one of the most relevant actions of the PNAES. This study examines Brazilian public policies and institutional policies for retention at the Federal University of Paraíba (UFPB), particularly at Campus I, focusing on initiatives to support students in the area of mental health care. The general objective is to analyze Brazilian public policies and institutional policies for permanence at UFPB, especially those that dialogue with the support and reception of students with mental suffering. The study used a qualitative, applied methodology with a descriptive objective. The processes involved bibliographic and documentary research and a survey, carried out through a semi-structured questionnaire applied to the participants. The data evaluation was done using Thematic Analysis, following the methodology proposed by Virginia Braun and Victoria Clarke (2014). The research was carried out on Campus I of UFPB, involving students of the Graduate Program in Economics (PPGE), linked to the Center for Applied Social Sciences. The results indicate that the student assistance policy is little publicized on Campus I and that graduate students have limited knowledge about the services provided by CRAS, its medical specialties and access methods, in addition to the projects mentioned in "MAPA". As a technical result, it is suggested the development of a digital guide containing information about the student assistance policy and the services offered by "MAPA".pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-10-10T18:12:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RicardoMadeiraCataldi_Dissert.pdf: 2963422 bytes, checksum: 0e724d325a985979b56d580d9172115f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-10T18:12:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RicardoMadeiraCataldi_Dissert.pdf: 2963422 bytes, checksum: 0e724d325a985979b56d580d9172115f (MD5) Previous issue date: 2025-02-26en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicas brasileiras - Educaçãopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectPolíticas institucionais - Permanênciapt_BR
dc.subjectAcolhimento - Estudantespt_BR
dc.subjectEstudantes em sofrimento mentalpt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectMental sufferingpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.titleAtenção à saúde mental na pós-graduação: análise das políticas públicas e institucionais de assistência estudantil para discentes com sofrimento psicológico na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382809711342195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6168841434928059pt_BR
dc.description.resumoCom a promulgação da Constituição Federal de 1988, as políticas direcionadas à educação superior ganharam impulso, culminando na política de assistência estudantil, regulamentada pelo Decreto no 7.234/2010, que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O propósito deste programa é assegurar a permanência de alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica, com o intuito de diminuir as taxas de abandono no ensino superior. A Atenção à Saúde é uma das ações mais relevantes do PNAES. Este estudo examina as políticas públicas do Brasil e as políticas institucionais de permanência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em particular no Campus I, concentrando-se nas iniciativas de apoio aos estudantes no âmbito da atenção à saúde mental. O objetivo geral é analisar as políticas públicas brasileiras e as políticas institucionais de permanência na UFPB, sobretudo, as que dialogam com o apoio e acolhimento dos estudantes em sofrimento mental. O estudo utilizou uma metodologia qualitativa, aplicada e com objetivo descritivo. Os processos envolveram pesquisa bibliográfica, documental e um Survey, realizado através de um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. A avaliação dos dados foi feita utilizando a Análise Temática, seguindo a metodologia proposta por Virginia Braun e Victoria Clarke (2014). A pesquisa foi realizada no Campus I da UFPB, envolvendo estudantes do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Os resultados indicam que a política de assistência estudantil é pouco divulgada no Campus I e que os alunos de pós-graduação possuem um conhecimento restrito sobre os serviços prestados pelo CRAS, suas especialidades médicas e métodos de acesso, além dos projetos mencionados no "MAPA". Como resultado técnico, sugere-se o desenvolvimento de um guia digital contendo informações sobre a política de assistência estudantil e os serviços oferecidos pelo "MAPA".pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RicardoMadeiraCataldi_Dissert.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons