Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeroy, Camila Storck-
dc.date.accessioned2025-10-10T19:17:44Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-10-10T19:17:44Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36228-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the artist's book as a creative/educational element capable of enhancing experiences in Visual Arts with children, with the aim of promoting reflective actions on their readings of the world as practices for freedom. To this end, the following objectives were defined: to select artist's books that favor the understanding of significant creative elements such as materiality, space, and narrative; to carry out a creative/educational experience of artist's books with children at the Aloísio Magalhães Museum of Modern Art (MAMAM), in Recife, Pernambuco; and to characterize the artist's book as a creative/educational resource. The inquiry adopts the methodology of Arts-Based Inquiry (IBA), articulated with a libertarian and transgressive educational approach, based on the thoughts of Paulo Freire and bell hooks, considering artistic creation as a means of subjective and autonomous expression for children. It also dialogues with Silvio Gallo's reflections on anarchist social principles as a basis for an education for freedom. The proposed approaches were put into practice in an experience held at MAMAM, which provided a sensitive and reflective space for investigating the language of the artist's book and its conceptual potential as a creative/educational element. Thus, the artist's book proved to be a significant device for art education, promoting creative freedom, critical thinking and strengthening children's relationship with contemporary art and their own modes of expression.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-10-10T19:17:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CamilaStorckLeroy_Dissert.pdf: 6334981 bytes, checksum: 49e2d2d17c4e3f965905d210798a737c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-10T19:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CamilaStorckLeroy_Dissert.pdf: 6334981 bytes, checksum: 49e2d2d17c4e3f965905d210798a737c (MD5) Previous issue date: 2025-05-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectLivro de artistapt_BR
dc.subjectCriação - Artes Visuaispt_BR
dc.subjectMuseu de Arte Moderna Aloísio Magalhãespt_BR
dc.subjectArtist's bookpt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectLibertarian educationpt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.titlePáginas desviantes : o livro de artista para uma arte-educação libertáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sardelich, Maria Emília-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8436767321723519pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516475616054002pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o livro de artista como um elemento criativo/educativo capaz de potencializar experiências em Artes Visuais com crianças, com o intuito de promover ações reflexivas sobre suas leituras de mundo como práticas para a liberdade. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos: selecionar livros de artista que favoreçam a compreensão de elementos criativos significantes como materialidade, espaço, narrativa; realizar uma experiência criativa/educativa de livros de artista com crianças no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), de Recife, Pernambuco; e caracterizar o livro de artista como recurso criativo/educativo. A pesquisa adota a metodologia da Investigação Baseada nas Artes (IBA), articulada a uma abordagem educacional libertária e transgressora, fundamentada nos pensamentos de Paulo Freire e bell hooks, considerando a criação artística como meio de expressão subjetiva e autônoma das crianças. Também dialoga com as reflexões de Silvio Gallo sobre os princípios sociais anarquistas como base para uma educação para a liberdade. As abordagens propostas foram colocadas em prática em uma vivência realizada no MAMAM, que proporcionou um espaço sensível e reflexivo de investigação da linguagem do livro de artista e de seu potencial conceitual enquanto elemento criativo/educativo. Assim, o livro de artista revelou-se um dispositivo significativo para a arte-educação, promovendo a liberdade criativa, o pensamento crítico e o fortalecimento da relação das crianças com a arte contemporânea e com seus próprios modos de expressão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaStorckLeroy_Dissert.pdf6,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons