Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36240Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bezerra, Mirela Morgana de Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T13:59:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-13 | - |
| dc.date.available | 2025-10-13T13:59:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36240 | - |
| dc.description.abstract | This technical report presents the results of the supervised internship carried out at Alfa fuel distributor S.A., in the unit located at the Port Terminal of Cabedelo (PB), between April 2021 and April 2025. The study focused on the logistical analysis of the liquid fuel storage infrastructure and the evaluation of the impacts of the already implemented tank capacity expansion. The research adopted an integrated methodological approach, combining secondary data, operational records, and participant observation, processed through descriptive statistics, logistics flow analysis, box plot visualization, and qualitative assessment. The expansion was completed with the installation of new tanks and the reorganization of berthing and dispatch processes, in accordance with ABNT NBR 17505 and Law No. 12.815/2013. The results demonstrate significant gains in logistical efficiency: a 37% reduction in operational idleness, a 42% increase in asset utilization rate, a 28% increase in installed capacity, and improved modal synchronization, resulting in a 22% reduction in average dispatch time. These consolidated gains reinforce the study’s contribution to production engineering applied to port infrastructure and strategic asset management. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-10-13T13:59:30Z No. of bitstreams: 1 TCC-Mirela-VF1 2 OK-4 (1).pdf: 2279314 bytes, checksum: 898ddbae6da69c3d039b8df493ebdb8b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-13T13:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-Mirela-VF1 2 OK-4 (1).pdf: 2279314 bytes, checksum: 898ddbae6da69c3d039b8df493ebdb8b (MD5) Previous issue date: 2025-10-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Logística portuária | pt_BR |
| dc.subject | Engenharia de produção | pt_BR |
| dc.subject | Armazenagem | pt_BR |
| dc.subject | Tancagem | pt_BR |
| dc.title | Análise logística e avaliação técnica da expansão de tancagem em terminal de combustíveis do Porto de Cabedelo-PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Jailson Ribeiro da | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho técnico apresenta osresultados do estudo realizado na empresa Alfa Distribuidora de Combustíveis S.A., unidade localizada no Terminal Portuário de Cabedelo-PB, entre abril de 2021 e abril de 2025. O estudo teve como foco a análise logística da infraestrutura de armazenagem de combustíveis líquidos e a avaliação dos impactos da expansão da capacidade de tancagem já implementada. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica integrada, combinando dados secundários, registros operacionais e observação participante, tratados por meio de estatística descritiva, análise de fluxos logísticos, visualização por box plot e análise qualitativa. A ampliação da capacidade foi concluída com a instalação de novos tanques e a reorganização dos processos de atracação e expedição, em conformidade com a ABNT NBR 17505 e a Lei nº 12.815/2013. Os resultados demonstram ganhos expressivos em eficiência logística: redução da ociosidade operacional em 37%, aumento da taxa de ocupação dos ativos em 42%, ampliação da capacidade instalada em 28% e melhoria na sincronização entre modais, com redução de 22% no tempo médio de expedição. A consolidação desses ganhos reforça a contribuição do estudo para a engenharia de produção aplicada à infraestrutura portuária, à logística integrada e à gestão estratégica de ativos industriais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia de Produção | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Produção Mecânica | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC-Mirela-VF1 2 OK-4 (1).pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
