Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36251
Tipo: | Tese |
Título: | Nas encruzilhadas da consciência negra : o movimento negro de Campina Grande - PB nas lutas por e na educação (1986-2013) |
Autor(es): | Oliveira, Ariosvalber de Souza |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Elizete Guimarães |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é analisar a trajetória de algumas ações efetuadas pelo Movimento Negro de Campina Grande (MNCG) por e na educação, no período histórico de 1986 a 2013. Partimos da ideia de que a educação se tornou a principal reivindicação dos militantes negros campinenses. Esta perspectiva ocorreu pelo fato de que o processo educacional foi visto como trilha necessária para a construção da consciência negra. Dito de outra forma, para a pessoa negra ter uma visão crítica, racial e de emancipação diante de si e do mundo que a circunda. Nesse sentido, a luta por educação empreendida pelo MNCG teve, num primeiro momento, a exigência de espaço no currículo para a temática negra e, logo após a aprovação da Lei 10.639, em 2003, pleiteou-se a efetivação desse dispositivo legal. As ações e atividades da organização negra campinense exigindo espaços na educação tiveram um caráter educativo para a sociedade e as instituições, em razão de que demonstraram a importância do negro para a educação e redimensionaram o currículo ao inserir a temática racial e os saberes negros. Daí a percepção de nomear o MNCG como ator político educador. Este estudo parte de um conjunto de reflexões teóricas e metodológicas das quais nossa pesquisa é tributária, como o fato de estar vinculada aos estudos da história social da educação e da história da educação da população negra. Nessa perspectiva, analisamos o espaço educacional brasileiro pelo viés da disputa de projetos raciais e de sociedade. No tocante ao trato com o corpus documental, acionamos várias fontes históricas produzidas pelo Movimento Negro de Campina Grande e outras tantas que mencionam tal coletivo social, utilizando-nos dos pressupostos indicados pelo paradigma indiciário. A partir da análise dessas fontes históricas e de cruzamentos entre elas, desenvolvemos um estudo acerca do Movimento Negro de Campina Grande, em suas disputas por e na educação, como parte integrante da história da educação da população negra brasileira e paraibana. |
Abstract: | The aim of this paper is to analyze the trajectory of some of the actions carried out by the Black Movement of Campina Grande (MNCG) for and in education, in the historical period from 1986 to 2013. This paper defends the idea that education became the main demand of black activists in Campina Grande. This was due to the fact that the educational process was seen as a necessary path for building black consciousness. In other words, for black people to have a critical, racial and emancipatory view of themselves and the world around them. In this sense, the struggle for education undertaken by the MNCG initially demanded space in the curriculum for black issues and, soon after the passing of Law 10.639 in 2003, it called for this legal provision to be put into effect. The actions and activities of the black organization in Campinas demanding space in education had an educational character for society and institutions, because they demonstrated the importance of black people for education and resized the curriculum by inserting racial issues and black knowledge. Hence the perception of naming the MNCG as an educating political actor. This study is based on a set of theoretical and methodological reflections to which our research is tributary, such as the fact that it is linked to studies of the social history of education and the history of education of the black population. From this perspective, we analyze the Brazilian educational space through the lens of disputed racial and social projects. With regard to the documentary corpus, we will use various historical sources produced by the Black Movement of Campina Grande and many others that mention this social collective, using the assumptions indicated by the indicative paradigm. By analyzing these historical sources and cross-referencing them, we have developed a study of the Black Movement of Campina Grande, in its disputes over and in education, as an integral part of the history of education for the black population of Brazil and Paraíba. RESUMEN El objetivo de este trabajo es analizar la trayectoria de algunas de las acciones realizadas por el Movimiento Negro de Campina Grande (MNCG) por y para la educación, en el período histórico de 1986 a 2013. La idea es que la educación se convirtió en la principal reivindicación de los activistas negros de Campina Grande. Esto se debió al hecho de que el proceso educativo fue visto como un camino necesario para la construcción de la conciencia negra. Es decir, para que los negros tuvieran una visión crítica, racial y emancipadora de sí mismos y del mundo que los rodeaba. En este sentido, la lucha por la educación emprendida por el MNCG reivindicó inicialmente un espacio en el currículo para las cuestiones negras y, poco después de la aprobación de la Ley 10.639, en 2003, exigió la aplicación de esta disposición legal. Las acciones y actividades de la organización negra de Campinas reivindicando espacio en la educación tuvieron un carácter educativo para la sociedad y las instituciones, porque demostraron la importancia de los negros en la educación y remodelaron el currículo insertando cuestiones raciales y conocimientos negros. De ahí la percepción del MNCG como educador político. Este estudio se basa en un conjunto de reflexiones teóricas y metodológicas de las que nuestra investigación es tributaria, como el hecho de estar vinculada a los estudios de historia social de la educación y a la historia de la educación de la población negra. Desde esta perspectiva, analizamos el espacio educativo brasileño a través de la lente de los proyectos raciales y sociales en disputa. En cuanto al tratamiento del corpus documental, utilizamos diversas fuentes históricas producidas por el Movimiento Negro de Campina Grande y muchas otras que mencionan a este colectivo social, utilizando los supuestos indicados por el paradigma indicativo. A partir del análisis de estas fuentes históricas y de sus referencias cruzadas, hemos desarrollado un estudio del Movimiento Negro de Campina Grande, en sus disputas sobre y en la educación, como parte integrante de la historia de la educación de la población negra de Brasil y de Paraíba. |
Palavras-chave: | História da educação Consciência negra Movimento Negro - Campina Grande History of Education Black Consciousness Black Movement of Campina Grande Historia de la Educación Conciencia Negra Movimiento Negro de Campina Grande |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36251 |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AriosvalberDeSouzaOliveira_Tese.pdf | 9,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons