Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36277
Tipo: | Tese |
Título: | Escola de Governo: Agente de mudança? |
Autor(es): | Garcia, Maria Vileni |
Primeiro Orientador: | Lyra, Rubens Pinto |
Resumo: | Este trabalho pretende estudar dois casos de escolas de governo no Brasil a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP e a Escola de Governo de São Paulo - EGSP. O objetivo é identificar e analisar as convergências e diferenças essenciais entre o modelo governamental e o não-governamental, dando destaque à potencialidade, de cada caso, em contribuir para preparar os diversos atores para os processos que envolvem a participação da sociedade, ou seja, para a prestigiada experiência de democracia participativa brasileira. Parte-se da hipótese de que há uma tendência de ampliação e de radicalização democrática das propostas de várias Escolas de Governo, que expressam um crescente direcionamento dessas escolas para a formação de gestores públicos, conceituando-os mais amplamente que a noção restrita de gestor estatal, agregando, nesse entendimento, os representantes da sociedade. Assim é que, à medida que a ação de governar adquiriu novos significados, com a emergência de uma nova esfera pública não-estatal e uma nova concepção de Estado, o surgimento de novas escolas de governo foi trazendo propostas diferenciadas. Esta abertura vem responder à nova configuração da esfera pública que promoveu mudanças significativas ao nível das relações entre os diferentes atores envolvidos, exigindo uma intervenção específica de capacitação dos vários segmentos, a fim de assegurar a democratização e qualificação dos processos de articulação, negociação e atuação dos diversos agentes. As mudanças ocorridas na relação entre Estado e Sociedade foram consagradas pela Constituição de 1988, que criou inúmeros mecanismos e instrumentos de gestão para incorporação dos cidadãos, considerados como agentes políticos ativos, na definição das políticas públicas. O modelo de EG foi, então, sofrendo adequações condizentes com um Estado que promove ações de co-gestão com a sociedade civil, em um contexto de democracia participativa. |
Abstract: | The aim of this work is to compare the cases of two Brazilian schools of government - the National School of Public Administration (ENAP) and the Sao Paulo School of Government (EG-SP) in order to identify and analyse the convergences of the state model with the non-governmental one, and the essential differences between them. Special emphasis is given to their respective contribution to broadening the ways and mechanisms for civil society's participation in public affairs, that is, their contribution to the Brazilian experience of participative democracy. It is taken as a hypothesis that actual models of Schools of Government tend to enlarge and become radically democratic. That is best expressed by the shift of some schools to preparing public managers, conceived in a larger framework than the mere government manager. Thus, as the act of governing has acquired new meanings, with the emergence of a non-state, novel public sphere, the formation of new schools of government has given rise to distinct models. That liberation comes to address the new configuration of the public sector that fostered significant changes in the interrelationship of stakeholders, demanding a specific empowering action for the several parties so as to ensure the democratization and qualification of their interconnection, negotiation and action processes. The changes occurred in the relationship between state and society have been consolidated in the Brazilian 1988 Constitution, as it introduced a number of managing mechanisms and instruments to incorporate citizens regarded as active political agents -in the definition of public policies. The School of Government's general model has since undergone adjustments consistent with a state that promotes the participation of civil society in the public administration within a context of participative democracy. |
Palavras-chave: | Escola de governo Gestão pública Cidadania Esfera pública Sociedade civil Democracia participativa Gestão pública democrática School of Government Public management Citizenship Civil society Public sphere Participative democracy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sociologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36277 |
Data do documento: | 29-Fev-2008 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaVileniGarcia_Tese.pdf | 13,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia | |
MariaVileniGarcia_Tese_Ocultado_14102025.pdf | 13,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons