Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVarela, Jussara de Morais-
dc.date.accessioned2025-10-15T12:37:19Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-10-15T12:37:19Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36286-
dc.description.abstractHuman sexuality, although it accompanies us throughout life, is routinely treated as a taboo and neglected both in the family and educational spheres, distancing adolescents from accurate information. Pornography often emerges as the primary source of information on the subject of sexuality. Furthermore, adolescents are daily exposed to songs and social media content that disseminate a distorted view of sexuality and their own bodies. Currently, the role of educators in teaching sexuality should not be limited to the physiological point of view but should extend to behavioral, emotional, and social issues that are intrinsically connected to this topic. This study aimed to analyze the social issues inherent to sexuality and the early consumption of pornography by public school adolescents, through the application of a preliminary questionnaire and the implementation of debate cycles and workshops. The themes addressed with 88 third-year high school students from a public school located in the municipality of Vera Cruz/RN focused on sexual and gender-based violence, violence against women, representations of sexuality in the music industry, male affectivity, gender roles, and aesthetic standards of modern society. By using inquiry-based teaching, digital tools, mediated debate, and other methodologies, it was possible to observe the students’ acceptance, protagonism, and autonomy when working with the proposed topics. Finally, a didactic manual was developed to assist other teachers in addressing sensitive topics related to sexuality education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-10-15T12:37:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JussaraDeMoraisVarela_Dissert.pdf: 7817602 bytes, checksum: fd1ee4d7fe80f79e72e6e85fb66e98eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-15T12:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JussaraDeMoraisVarela_Dissert.pdf: 7817602 bytes, checksum: fd1ee4d7fe80f79e72e6e85fb66e98eb (MD5) Previous issue date: 2025-03-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectConsumo de pornografia digitalpt_BR
dc.subjectConteúdo pornográficopt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectSexual orientationpt_BR
dc.subjectConsumption of digital pornographypt_BR
dc.subjectPornographic contentpt_BR
dc.titleEnsino de sexualidade: ressignificação de saberes erráticos e padrões negativos adquiridos pelo consumo precoce de conteúdo pornográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cantalice, Temilce Simões de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505767977557671pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135713789566600pt_BR
dc.description.resumoA sexualidade humana, apesar de nos acompanhar ao longo da vida, é rotineiramente tratada como um tabu e negligenciada tanto no âmbito familiar quanto no educacional, afastando a informação dos adolescentes. A pornografia frequentemente surge como fonte primária de informação sobre o tema da sexualidade. Além disso, diariamente, os adolescentes são expostos a músicas e conteúdos de redes sociais que difundem uma visão distorcida da sexualidade e de seus corpos. Atualmente, o papel dos educadores no ensino da sexualidade não deve se restringir ao ponto de vista fisiológico, mas estender-se a questões comportamentais, emocionais e sociais, que estão intrinsecamente conectadas a essa temática. Este estudo teve como objetivo analisar as questões sociais inerentes à sexualidade e o consumo precoce de pornografia por adolescentes de escola pública, por meio da aplicação de um questionário prévio e da realização de ciclos de debates e oficinas. Os temas abordados com 88 estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Vera Cruz/RN versaram sobre violência sexual e de gênero, violência contra a mulher, representações da sexualidade na indústria musical, afetividade masculina, papéis de gênero e padrões estéticos da sociedade moderna. Ao utilizar o ensino por investigação, ferramentas digitais, o debate mediado e outras metodologias, foi possível observar a aceitação, o protagonismo e a autonomia dos estudantes ao trabalharem os temas propostos. Por fim, foi desenvolvido um manual didático para auxiliar outros docentes na abordagem de temas sensíveis referentes ao ensino da sexualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBiologia Molecularpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JussaraDeMoraisVarela_Dissert.pdf7,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons