Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Anne Caroline Silva-
dc.date.accessioned2025-10-16T15:05:51Z-
dc.date.available2025-10-16-
dc.date.available2025-10-16T15:05:51Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36339-
dc.description.abstractThis work presents Somni, a conceptual design for an itinerant and immersive installation that explores the convergence of spatial narrative, responsive architecture, and design for disassembly. The project proposes a playful space, inspired by arcade logic, where light, sound, and circulation are used as tools to trigger emotions and engage visitors in active participation. The methodology included a literature review and precedent analysis, followed by modular modeling in Revit and lighting and material simulations in D5 Render. The study focused on creating atmospheres that evoke surprise, immersion, and a temporary disconnection from reality. The results confirm the technical feasibility of the modular system and the consistency of the sensory logic applied, demonstrating that it is possible to guide visitors in a controlled yet enjoyable way, ensuring both comfort and safety. It concludes that architects can expand their practice into interactive and temporary environments, designing experiences that go beyond conventional building limits.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-10-16T15:05:51Z No. of bitstreams: 1 tcc final Anne Ribeiro.pdf: 259404333 bytes, checksum: b77d1c582ba5ba8a57ee6581f4ccb184 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-16T15:05:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc final Anne Ribeiro.pdf: 259404333 bytes, checksum: b77d1c582ba5ba8a57ee6581f4ccb184 (MD5) Previous issue date: 2025-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectimersãopt_BR
dc.subjectarquiteturapt_BR
dc.subjectnarrativapt_BR
dc.subjectinteratividadept_BR
dc.titleSomni, Anteprojeto de Fliperama Imersivo Itinerante Uma Experiência Inspirada em Five Nights at Freddy?spt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Natália de-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta Somni, um anteprojeto de instalação itinerante e imersiva que explora a convergência entre narrativa espacial, arquitetura responsiva e design para desmontagem. O projeto propõe um espaço lúdico, inspirado na lógica de fliperamas, onde luz, som e percurso são utilizados como ferramentas para provocar emoção e participação ativa do visitante. A metodologia envolveu revisão bibliográfica e análise de precedentes, seguida da modelagem modular no Revit e simulações de luz e materiais no D5 Render. O estudo priorizou a criação de atmosferas que induzissem surpresa, imersão e sensação de deslocamento temporário da realidade. Os resultados indicam a viabilidade técnica do sistema modular e a consistência da lógica sensorial aplicada, comprovando que é possível guiar o público de forma controlada e ao mesmo tempo divertida, garantindo conforto e segurança. Conclui-se que o arquiteto pode expandir sua prática para ambientes interativos e temporários, projetando experiências que transcendem os limites convencionais da edificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc final Anne Ribeiro.pdf253,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.