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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36538
Tipo: TCC
Título: Gestão escolar e neoliberalismo : um estudo de caso a partir de uma escola cidadã integral
Autor(es): Costa, Karolayne Leonardo
Primeiro Orientador: Brito, Simone Magalhães
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar os valores neoliberais na gestão escolar, com foco nas lógicas de auditoria, isto é, nas lógicas de monitoramento e fiscalização interna evidenciados a partir do estudo de caso específico da ECIT Daura Santiago Rangel. O objetivo foi investigar como essas práticas influenciam o trabalho e a autonomia pedagógica e docente, a relação entre gestão e docentes, bem como, a dinâmica escolar. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas (Beaud; Weber, 2007) realizadas com membros da gestão e professores(as) da instituição, além de análise documental e observações em campo. Buscou-se compreender a percepção dos gestores(as) e professores(as) sobre os processos de controle e avaliação que organizam o ambiente escolar e a prática pedagógica, visto que, as lógicas de auditoria, impulsionadas por mecanismos de responsabilização e monitoramento contínuo, modificam a organização das dinâmicas escolares, transformando o corpo docente em agentes geridos por monitoramentos, metas de desempenho e eficiência. Assim, uma das motivações para a realização deste trabalho é que, ao pesquisar o estado da arte, foi identificado que muitos estudos focados na influência do neoliberalismo na gestão escolar não aprofundam na dimensão dos valores, das percepções e do cotidiano de gestores(as) e professores(as) sobre as dinâmicas de controle e monitoramento no contexto das Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Nessa perspectiva, o trabalho é de natureza teórico-prática, fundamentado em autores como Christian Laval (2019), Michael Power (1997), Cris Shore (2009), Alves (2005), Brito (2018; 2023), Mendonça (2020), Peroni (1994), Silva (1996), Strathern (2000) e entre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, considerando que seu foco está na análise e na compreensão de um contexto escolar específico. Os resultados evidenciam que a adoção das lógicas de auditoria, controle e monitoramento, características do modelo de gestão empresarial, resultou em transformações significativas no ambiente escolar. Essas mudanças impactaram a dinâmica pedagógica, a estrutura curricular, as tecnologias de monitoramento e as relações entre professores(as), gestores(as) e estudantes. Os resultados do estudo também ressaltam a necessidade de repensar essas práticas, promovendo um modelo de gestão efetivamente democrático e alinhado às necessidades pedagógicas e sociais da comunidade escolar.
Abstract: This paper aims to analyze neoliberal values in school management, focusing on auditing logics, that is, the logics of monitoring and internal inspection evidenced from the specific case study of ECIT Daura Santiago Rangel. The objective was to investigate how these practices influence pedagogical and teaching work and autonomy, the relationship between management and teachers, as well as school dynamics. A qualitative approach was used, with semi-structured interviews (Beaud; Weber, 2007) conducted with members of the institution's management and teachers, in addition to document analysis and field observations. The aim was to understand the perception of managers and teachers about the control and evaluation processes that organize the school environment and pedagogical practice, since auditing logics, driven by accountability mechanisms and continuous monitoring, modify the organization of school dynamics, transforming the teaching staff into agents managed by monitoring, performance goals and efficiency. Thus, one of the motivations for carrying out this work is that, when researching the state of the art, it was identified that many studies focused on the influence of neoliberalism on school management do not delve into the dimension of values, perceptions, and the daily lives of managers and teachers regarding the dynamics of control and monitoring in the context of Integral Citizen Schools in Paraíba. From this perspective, the work is of a theoretical-practical nature, based on authors such as Christian Laval (2019), Michael Power (1997), Cris Shore (2009), Alves (2005), Brito (2018; 2023), Mendonça (2020), Peroni (1994), Silva (1996), Strathern (2000), among others. The research adopted a qualitative approach, considering that its focus is on the analysis and understanding of a specific school context. The results show that the adoption of the logics of auditing, control, and monitoring, characteristics of the business management model, resulted in significant transformations in the school environment. These changes have impacted pedagogical dynamics, curricular structure, monitoring technologies and relationships between teachers, administrators and students. The results of the study also highlight the need to rethink these practices, promoting a management model that is effectively democratic and aligned with the pedagogical and social needs of the school community.
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação
Neoliberalismo
Lógicas de auditoria
Parcerias público-privadas
School management
Education
Neoliberalism
Auditing logic
Public-private partnerships
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36538
Data do documento: 2-Mai-2024
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