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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36547
Tipo: TCC
Título: “Parto e classe : análise sociológica dos condicionantes sociais da definição da via de parto em João Pessoa/PB”
Autor(es): Rabay, Erika da Costa
Primeiro Orientador: Michetti, Miqueli
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso busca compreender como os fatores sociais, em especial disposições dimensão da classe social, incidem sobre a definição da via de parto no Brasil. A pesquisa parte da constatação de que, embora a taxa de cesarianas brasileiras em 2021 seja 57%, essa porcentagem atinge 81,76 % quando analisados apenas os partos em hospitais particulares (SINASC, 2023). A clara diferença entre as taxas de parto cirúrgico no sistema de saúde pública e no sistema de saúde suplementar sugere a interferência de condicionantes sociais e institucionais, mas também de disposições sociais associadas à classe. Para entender a problemática foram utilizados como principais referenciais teóricos Foucault (2011), pela contribuição em entender a relação de poder entre médico e paciente, e Bourdieu (2011), pelo entendimento multidimensional das classes sociais e o envolvimento do habitus nas tomadas de decisão. Nesta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, realizada primordialmente através de entrevistas com mulheres de diferentes classes sociais que tiveram partos entre 2020 e 2025. Por meio da análise das entrevistas foi possível compreender, a partir das propriedades sociais das respondentes e dos sentidos por elas externados práticas relacionadas ao parto - como aspectos institucionais da saúde pública e da saúde privada, tal qual a disponibilidade ou não de informações detalhadas sobre as vias de parto - e também como o volume de capital cultural e a dotação de sentidos e valores simbólicos diferenciais para diferentes vias de parto entre as classes influem na definição desta prática social.
Abstract: This final project seeks to understand how social factors, especially social class-related dispositions, influence the definition of delivery method in Brazil. The research is based on the finding that, although the Brazilian cesarean section rate in 2021 was 57%, this percentage reached 81.76% when analyzing only births in private hospitals (SINASC, 2023). The clear difference between surgical delivery rates in the public health system and the supplementary health system suggests the influence of social and institutional constraints, but also of social dispositions associated with class. To understand the problem, the main theoretical frameworks used were Foucault (2011), for his contribution to understanding the power relationship between doctor and patient, and Bourdieu (2011), for his multidimensional understanding of social classes and the involvement of habitus in decision-making. This research used a qualitative approach, conducted primarily through interviews with women from different social classes who gave birth between 2020 and 2025. Through analysis of the interviews, it was possible to understand, based on the social characteristics of the respondents and the meanings they expressed regarding practices related to childbirth—such as institutional aspects of public and private health care, such as the availability or lack of detailed information on delivery routes—and also how the amount of cultural capital and the allocation of differential meanings and symbolic values to different delivery routes across classes influence the definition of this social practice.
Palavras-chave: Parto
Classe social
Capital cultural
Sociologia da saúde
Childbirth
Social class
Sociology of health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36547
Data do documento: 23-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

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