Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Pedro Aderbal de-
dc.date.accessioned2025-11-19T12:27:03Z-
dc.date.available2025-11-19T12:27:03Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36571-
dc.description.abstractIt deals with a study carried out at the Newton Xavier de Araújo Library, belonging to the Escola Cidadã Integral Técnica João Úrsulo, located in the city of Pedras de Fogo-PB, which aims to present the need for its proper functioning and pedagogical purpose. It is an exploratory and qualitative research, with the aim of raising the positive and negative points of the aforementioned library, to offer subsidies to better serve the school community where it is inserted. The research instrument used to collect diagnostic data was a structured interview, which was applied to the person in charge of the library, in which information was collected about the collection, physical space, personnel, activities carried out and furniture and other items. The results show that the library needs adequate equipment, a good collection, a librarian who organizes the library and develops activities that encourage the student community to attend the studied library, so that it transforms its physical space into a teaching environment. learning, no longer being underutilized as a deposit of materials and equipment for school use or a deposit of unusable materials, in addition to other purposes that are beyond the true function that a school library should play.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-10-17T16:51:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PAS17102025.pdf: 739301 bytes, checksum: 9e067214c224811fb3faabad824094d3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-11-19T12:27:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PAS17102025.pdf: 739301 bytes, checksum: 9e067214c224811fb3faabad824094d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-19T12:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PAS17102025.pdf: 739301 bytes, checksum: 9e067214c224811fb3faabad824094d3 (MD5) Previous issue date: 2023-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subjectBiblioteca Newton Xavier de Araújopt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integralpt_BR
dc.titleA importância da biblioteca escolar cidadã Integral técnica João Úrsulopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Rosa Zuleide Lima de-
dc.description.resumoTrata sobre um estudo realizado na Biblioteca Newton Xavier de Araújo, pertencente a Escola Cidadã Integral Técnica João Úrsulo, situada na cidade de Pedras de Fogo-PB que objetiva apresentar a necessidade do bom funcionamento e finalidade pedagógica da mesma. É uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativa, com o intuito de levantar os pontos positivos e negativos da referida biblioteca, para oferecer subsídios para melhor atender a comunidade escolar onde a mesma se insere. O instrumento de pesquisa utilizado para coleta dos dados do diagnóstico foi uma entrevista estruturada, que foi aplicada junto ao responsável pela biblioteca, no qual foram colhidas informações sobre acervo, espaço físico, pessoal, atividades desenvolvidas e mobiliário e outros itens. Os resultados obtidos expõe que a biblioteca necessita de equipamentos adequados, um bom acervo, um bibliotecário que organize a biblioteca e desenvolva atividades que incentive a comunidade estudantil a frequentarem a biblioteca estudada, para que a mesma transforme seu espaço físico em um ambiente de ensino- aprendizagem, deixando de ser subutilizada como depósito de materiais e equipamentos de uso da escola ou deposito de materiais inservíveis, além de outras finalidades que fogem da verdadeira função que uma biblioteca escolar deve desempenhar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAS17102025.pdf721,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons