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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36637| Tipo: | TCC |
| Título: | Política educacional de transporte: uma análise dos limites e possibilidades na permanência dos alunos em Areia-PB |
| Autor(es): | Gonçalo, Erica Costa |
| Primeiro Orientador: | Albino, Ângela Cristina Alves |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a relação entre a política educacional de transporte escolar e os índices de evasão no município de Areia - PB, tendo como dado central as frequências escolares dos estudantes da zona rural. Ao levar em consideração o direito à educação, como é assegurado pelo artigo 205 da Constituição Federal de 1988 e também pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no 9.394/1996, a pesquisa tem como princípio a oferta adequada do transporte escolar, este sendo um fator primordial para garantia tanto do acesso quanto da permanência dos alunos na escola, e acima de tudo nas regiões geográficas menos favorecidas. No estudo, adotamos uma metodologia quantitativa e qualitativa, fazendo combinações de dados quantitativos, os quais serão obtidos por meio de questionários aplicados aos estudantes da rede pública, e também os dados qualitativos, que serão obtidos através de questionários com estudantes e entrevistas com professores da Escola Estadual Carlota Barreira, centrando a análise nos distritos de Mata Limpa, Muquém e Usina Santa Maria. A base da discussão teórica é composta pelas legislações educacionais e documentos oficiais que abordam tanto políticas públicas educacionais quanto a evasão escolar, realizando uma investigação sobre programas como o PNATE e o Caminho da Escola. Nos programas citados, é esperado, por meio dos resultados, evidenciar os principais desafios na oferta do transporte escolar no município e quais seus impactos com relação à evasão escolar, e como contribui em reflexões e propostas para um melhoramento das políticas públicas educacionais voltadas para equidade no acesso e na permanência escolar. |
| Abstract: | The present study aims to analyze the relationship between the educational policy of school transportation and the dropout rates in the municipality of Areia, Paraíba (PB), using school attendance records of students from rural areas as the central data source. Considering the right to education, as guaranteed by Article 205 of the 1988 Federal Constitution and by the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) No. 9,394/1996, this research is grounded on the principle of ensuring adequate school transportation — a key factor for guaranteeing both access to and permanence in school, especially in geographically disadvantaged regions. The study adopts a mixed- methods approach, combining quantitative and qualitative data. The quantitative data will be obtained through questionnaires applied to public school students, while the qualitative data will be gathered through questionnaires with students and interviews with teachers from Escola Estadual Carlota Barreira, focusing on the districts of Mata Limpa, Muquém, and Usina Santa Maria. The theoretical framework is based on educational legislation and official documents addressing both educational public policies and school dropout, with a focus on programs such as PNATE and Caminho da Escola. Through the analysis of these programs, the study seeks to highlight the main challenges in providing school transportation in the municipality and its impacts on school dropout rates, as well as to contribute to reflections and proposals for improving educational public policies aimed at promoting equity in school access and retention. |
| Palavras-chave: | Acesso Permanência Educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36637 |
| Data do documento: | 8-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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