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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Livia Ramos Cruz-
dc.date.accessioned2025-11-27T11:07:33Z-
dc.date.available2025-04-08-
dc.date.available2025-11-27T11:07:33Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36663-
dc.description.abstractThis dissertation aims to consider Mexican muralism as an object of analysis in art education. To this end, it discusses issues such as identity and experience in education, using the thoughts of Stuart Hall, John Dewey and Paulo Freire as references. It develops a history of murals over time and of the Mexican muralist movement. It proposes a didactic sequence for 9th grade students, with the analysis of the fresco History of Mexico from the Conquest to 1930, which makes up the Epic of the Mexican People (1929-1935) by Diego Rivera, which was developed following the principles of Ana Mae Barbosa's triangular approach. Based on the question “can Mexican muralism help Brazilian students think about the history of their own country?”, activities involving iconographic analysis, audiovisual analysis of music videos and reinterpretation of Diego Rivera’s mural were developed with the aim of considering how much this teaching practice is capable of promoting the discussion of political and cultural issues and establishing possible relationships with contemporary themes, in addition to discussing how much the artist remained connected to an idea of national identity typical of 19th century modernity that was linked to the intentions of the national State. The results point to a validation of the proposed question.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-11-27T11:07:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LiviaRamosCruzMaia_Dissert.pdf: 4570765 bytes, checksum: cccb50fdff4b52281b1b464c1b1f6963 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-27T11:07:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LiviaRamosCruzMaia_Dissert.pdf: 4570765 bytes, checksum: cccb50fdff4b52281b1b464c1b1f6963 (MD5) Previous issue date: 2025-02-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMuralismopt_BR
dc.subjectEnsino de Artespt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMuralismpt_BR
dc.subjectArts teachingpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleO muralismo mexicano: identidade e experiência nas aulas de artespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Victor Hugo Neves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747191487082208pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5415752140164045pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como proposta pensar o muralismo mexicano como objeto de análise no ensino de artes. Para isso discute questões como identidade e experiência em educação, tendo como referência os pensamentos de Stuart Hall, John Dewey e Paulo Freire. Desenvolve um histórico do mural ao longo do tempo e do movimento muralista mexicano. Propõe uma sequência didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental, com a análise do afresco História do México desde a conquista até 1930 que compõe a Epopeia do Povo Mexicano (1929-1935) de Diego Rivera, que foi desenvolvida seguindo os princípios da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. Partindo da questão “o muralismo mexicano pode ajudar alunos brasileiros a pensarem a história do seu próprio país?”, foram desenvolvidas atividades de análise iconográfica, audiovisual de clipes musicais e de releitura do mural de Diego Rivera no intuito de pensar o quanto essa prática didática é capaz de promover a discussão de problemas políticos e culturais e estabelecer possíveis relações com temas da contemporaneidade, além de discutir o quanto o artista se manteve conectado a uma ideia de identidade nacional típica da modernidade do século XIX que estava ligada a intenções do Estado nacional. Os resultados apontam para uma validação da questão proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

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