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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTravassos, Keisemberg Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-11-28T21:16:40Z-
dc.date.available2025-08-02-
dc.date.available2025-11-28T21:16:40Z-
dc.date.issued2025-07-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36689-
dc.description.abstractThis study aims to research job satisfaction among administrative technicians at the Federal University of Paraíba (UFPB), focusing on institutional actions related to onboarding, training, and workplace assignment. It is an applied research project with a quantitative approach and a descriptive character, developed through a case study. Data were collected via a structured on-line questionnaire administered to administrative staff who joined the institution within the past seven years. The data were analyzed using descriptive statistics and Spearman correlations, with the aid of PSPP software. The results indicate moderate satisfaction levels regarding the workplace, with growth opportunities presenting the lowest average, while perceptions of workplace comfort and available equipment scored slightly higher. The decision to stay or leave the institution showed significant correlations with variables such as overall job satisfaction and perceived personal and professional development. The same question also correlated significantly with variables from the onboarding and training blocks, highlighting the importance of well-structured initial practices in employee retention. The study concludes that factors related to integration, training, and infrastructure directly influence satisfaction and engagement among administrative staff. It recommends standardized onboarding procedures, improved institutional communication, and ongoing investment in professional development as strategies to strengthen organizational culture and enhance the value of public servants.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-11-28T21:16:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KeisembergRibeiroTravassos_Dissert.pdf: 5144247 bytes, checksum: 1575bff3fbe8c283be8fdb5e12908cc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-28T21:16:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KeisembergRibeiroTravassos_Dissert.pdf: 5144247 bytes, checksum: 1575bff3fbe8c283be8fdb5e12908cc4 (MD5) Previous issue date: 2025-07-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSatisfação no trabalho - UFPBpt_BR
dc.subjectIntegração - Servidores técnico-administrativospt_BR
dc.subjectOnboardingpt_BR
dc.subjectTurnoverpt_BR
dc.subjectSatisfaction levelpt_BR
dc.titleSatisfação no trabalho : um estudo acerca do onboarding, treinamento e local de trabalho na UFPBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Lucilene Klênia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266770149673521pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo pesquisar a satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco nas ações institucionais de onboarding, treinamento e designação do local de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e caráter descritivo, desenvolvida por meio de um estudo de caso com coleta de dados através de um questionário estruturado aplicado on-line a servidores administrativos que ingressaram na Instituição nos últimos sete anos. Os dados foram analisados utilizando estatísticas descritivas e correlações de Spearman, com suporte do software PSPP. Os resultados indicam níveis medianos de satisfação com o local de trabalho, sendo as oportunidades de crescimento o item com menor média, enquanto a percepção de conforto no ambiente de trabalho e os equipamentos disponíveis obtiveram médias discretamente mais elevadas. A decisão de permanecer ou não na Universidade Federal da Paraíba mostrou correlações significativas com variáveis como satisfação geral com o trabalho e percepção de desenvolvimento pessoal e profissional. Houve ainda correlação significativa da mesma questão com variáveis dos blocos de onboarding e treinamento, destacando a importância de boas práticas iniciais na retenção dos servidores. Conclui-se que os fatores relacionados ao acolhimento, capacitação e infraestrutura impactam diretamente a satisfação e o engajamento dos técnicos-administrativos em educação, sendo recomendadas ações de padronização do processo de integração, melhoria na comunicação institucional e investimento contínuo no desenvolvimento profissional como estratégias para fortalecimento da cultura organizacional e valorização do servidor público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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