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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36706
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria de Fátima da Silva-
dc.date.accessioned2025-12-02T19:35:46Z-
dc.date.available2025-04-25-
dc.date.available2025-12-02T19:35:46Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36706-
dc.description.abstractThe general aim of this research is to implement a didactic-pedagogical intervention using the literary work “Deaf Duckling”, in order to enrich the bilingual literacy process of deaf students. The study will be conducted at the Campina Grande State School of Audiocommunication - EDAC, specifically in the 4th grade class. We opted for an action-research methodological approach, using a case study, with quantitative and qualitative analysis. The bibliographic sources on which this research is based include authors such as Dammázio (2007), Gresser (2012), Moura (2000; 2008), Quadros (2000), Soares (1990; 2020), Tfouni (1995) and Rojo (2012; 2015). These authors address topics such as deaf education, teaching methods, bilingualism, reading and writing acquisition, literacy and literacy and the BNCC (Brasil, 2017). It is hoped that this intervention will result in significant improvements in the literacy process of deaf students and contribute to the advancement of knowledge and practices in the field of bilingual education, using the Brazilian Sign Language - Libras (L1) and the Portuguese Language (L2) in the reading and writing modality (L2), aiming to provide a quality bilingual education for deaf students in the State Education Network.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-02T19:35:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDeFátimaDaSilvaSantos_Dissert.pdf: 6819173 bytes, checksum: 4e834e52dabcfe5496a57bff1ad2a699 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-02T19:35:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDeFátimaDaSilvaSantos_Dissert.pdf: 6819173 bytes, checksum: 4e834e52dabcfe5496a57bff1ad2a699 (MD5) Previous issue date: 2025-03-20en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectLetramento bilínguept_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectBilingual literacypt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.titleEstratégias educacionais para a educação bilíngue : uma proposta pedagógica aplicada em uma escola de audiocomunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926543520029799pt_BR
dc.creator.LattesLattes não encontrado em 02/12/2025.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral implementar uma intervenção didático-pedagógica a partir da obra literária de literatura infantil intitulada “Patinho Surdo”, com o intuito de enriquecer o processo de letramento bilíngue dos estudantes surdos. O estudo foi conduzido na Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande – EDAC, especificamente na turma do 4° ano, composta por cinco estudantes. Optou-se por uma abordagem metodológica de pesquisa-ação, utilizando o estudo de caso, com análise quantitativa e qualitativa. As fontes bibliográficas que fundamentam o estudo incluem autores como Damázio (2007), Gresser (2012), Moura (2000; 2008), Quadros (2000), Soares (1990; 2020), Tfouni (1995) e Rojo (2012; 2015), os quais abordam temas como educação de surdos, métodos de ensino, bilinguismo, aquisição da leitura e escrita, alfabetização e letramento, bem como a BNCC (Brasil, 2017). Como resultado, a intervenção resultou em melhorias significativas no processo de letramento de estudantes surdos e contribuiu para o avanço do conhecimento e práticas no campo da educação bilíngue, utilizando a Língua Brasileira de Sinais - Libras (L1) e a Língua Portuguesa (L2) na modalidade de leitura e escrita (L2), visando proporcionar uma educação bilíngue de qualidade para estudantes surdos na Rede Estadual de Ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

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