Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Camila Pereira de-
dc.date.accessioned2025-12-03T13:30:32Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-12-03T13:30:32Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36718-
dc.description.abstractThis work seeks to present and analyze part of the knowledge of the Afro-diasporic tradition of moçambique de bastão paulista, focusing on the Kambaiá Group - Cia. de Moçambique de São Benedito, located in São Paulo - SP and led by mestre Silvio Antonio de Oliveira. I opted for the perspective of the crossroads, where various fields of study coexist and complement each other: history, the study of movement and music. In this context, the traditional knowledge presented is conceived as body-musical knowledge. This work was structured on the basis of methodologies learned in the context of tradition and prioritizes collective making. For this reason, this dissertation presents modes of presentation and analysis that include resources other than Western writing, giving space to the body, sound and voices of other members of the company, since I, the writer of this text, have also been part of the group since 2018. This methodological and epistemological conception is made through the use of audiovisual material and various types of musical and movement notation, which is why, still in this summary, I kindly ask you to pay attention to the indications, the references to links are part of the proposal and are not just footnotes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-03T13:30:32Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CamilaPereiraDeSouza_Dissert.pdf: 28662679 bytes, checksum: fb60e6ca924afe13628af1cc714becf0 (MD5) CamilaPereiraDeSouza_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2078 bytes, checksum: 42a8dd60d8c2a97f7c37d505999d0282 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-03T13:30:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CamilaPereiraDeSouza_Dissert.pdf: 28662679 bytes, checksum: fb60e6ca924afe13628af1cc714becf0 (MD5) CamilaPereiraDeSouza_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2078 bytes, checksum: 42a8dd60d8c2a97f7c37d505999d0282 (MD5) Previous issue date: 2024-07-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMoçambique de bastãopt_BR
dc.subjectAfrodiaspóricapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCongadopt_BR
dc.subjectAfro-diasporicpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.titleViva nossa boa união! o saber corpo-musical no grupo Kambaiá - Cia de Moçambique de São Benedito, São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Graeff, Nina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1228007952085711pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3226017434409436pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca apresentar e analisar parte dos saberes da tradição afrodiaspórica do moçambique de bastão paulista, com enfoque no Grupo Kambaiá - Cia. de Moçambique de São Benedito, localizada em São Paulo- SP e capitaneada pelo mestre Silvio Antonio de Oliveira. Opto pela perspectiva da encruzilhada, onde coexistem e se complementam diversos âmbitos de estudo: a história, o estudo do movimento e da música. Neste contexto, os saberes da tradição apresentados são concebidos como saberes corpo-musicais. Este trabalho foi estruturado a partir de metodologias apreendidas no contexto da tradição e prioriza o fazer coletivo, por este motivo, esta dissertação apresenta modos de apresentação e análise que contemplam outros recursos para além da escrita ocidental, dando espaço ao corpo, ao som e às vozes de outros integrantes da Cia., uma vez que eu, escritora deste texto, também faço parte do grupo desde 2018. Esta concepção metodológica e epistemológica faz-se através do uso de material audiovisual e variados tipos de notação musical e de movimento, por isso, ainda neste resumo, peço a gentileza da atenção nas indicações, as referências para links fazem parte da proposta não sendo apenas notas de rodapé.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaPereiraDeSouza_Dissert.pdf27,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CamilaPereiraDeSouza_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons