Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Isabeli Cristine Alves-
dc.date.accessioned2025-12-11T10:00:45Z-
dc.date.available2025-10-24-
dc.date.available2025-12-11T10:00:45Z-
dc.date.issued2025-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36792-
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurological condition that can significantly impact the teaching-learning process, especially in subjects that require great attention, abstract and logical reasoning, such as Chemistry. This condition requires teachers to adopt differentiated strategies to promote student attention, concentration, and engagement. This study aimed to analyze the teaching strategies to teach Chemistry to students with ADHD. The research adopted a qualitative, descriptive approach, with six Chemistry teachers from the state public school system in the city of Areia-PB, Brazil. Data were acquired through conversations, conducted both in person and virtually, which were recorded and subsequently transcribed. The research was approved by the Research Ethics Committee Involving Human Subjects. Data analysis followed the principles of Content Analysis and showed weaknesses in teacher training regarding the inclusion of students with ADHD, it also revealed gaps between legal documents and effective pedagogical practices. Despite these limitations, we observed that teachers develop diverse and flexible strategies, such as the use of visual resources, experimental activities, accessible language, and adjustments according to the class, aiming to aid the learning and participation of the students. We concluded that the inclusion of students with ADHD in Chemistry education requires strengthening continuing teacher education, institutional support, and the recognition of diversity as it is a fundamental principle of educational practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2025-12-11T10:00:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ICAS11122025 MQ110.pdf: 871068 bytes, checksum: 5baee56b49418169fb160ea504c5e0b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-11T10:00:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ICAS11122025 MQ110.pdf: 871068 bytes, checksum: 5baee56b49418169fb160ea504c5e0b6 (MD5) Previous issue date: 2025-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleEnsino de quimica para estudante com TDAH refletindo estragias docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Betania Hermenegildo dos-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Quézia Raquel Ribeiro da-
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que pode impactar significativamente o processo de ensino-aprendizagem, especialmente em disciplinas que exigem atenção, raciocínio abstrato e lógico, como a Química. Essa condição demanda que os professores adotem estratégias diferenciadas para favorecer a atenção, a concentração e o engajamento dos estudantes. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias docentes utilizadas no ensino dessa disciplina para estudantes com TDAH. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, envolvendo seis professores de Química da rede pública estadual de ensino da cidade de Areia-PB. Os dados foram obtidos por meio de conversas, conduzidas presencialmente e virtualmente, gravadas e posteriormente transcritas, sendo a pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo e revelou fragilidades na formação docente quanto à inclusão de estudantes com TDAH, bem como uma distância entre os documentos legais e as práticas pedagógicas efetivas. Apesar dessas limitações, observamos que os professores desenvolvem estratégias diversificadas e flexíveis, como o uso de recursos visuais, atividades experimentais, linguagem acessível e ajustes no ritmo das aulas, buscando favorecer a aprendizagem e a participação dos alunos. Concluímos que a inclusão de estudantes com TDAH no ensino de Química requer o fortalecimento da formação continuada, apoio institucional e o reconhecimento da diversidade como princípio fundamental das práticas educativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICAS11122025 MQ110.pdf850,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons