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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36800
Tipo: TCC
Título: Avaliação da aprendizagem: um estudo realizado no 9° do ensino fundamental em uma escola pública no município de Areia -PB
Autor(es): Santos, Carlos Vinicius Nascimento
Primeiro Orientador: Santos, Anita Leocadia Pereira dos
Resumo: Ao longo da participação no programa de residência pedagógica surgiram várias inquietações sobre o processo de ensino/aprendizagem, sendo a principal delas a avaliação da aprendizagem, conduzindo a realização desta pesquisa que foi desenvolvida no município de Areia – PB, e teve como objetivo geral investigar a ocorrência de feedbacks avaliativos direcionados aos estudantes, na sala de aula. Trata-se de abordagem qualitativa, um estudo de caso, desenvolvida no ambiente escolar, na turma do 9o ano do Ensino Fundamental, contando com a participação de uma professora de Ciências e de seus alunos. Como referencial teórico, os conceitos, as concepções, as funções e as modalidades de avaliação da aprendizagem, foram baseadas em Hoffman (1993), Libâneo (1990); Romão (1999), Sant’ Anna (2014), Zabala (1998). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observação não participante de aulas; entrevista, contendo 13 perguntas, destinada a professora de Ciências; questionário, destinado aos estudantes. Destacam -se como resultados, que os feedbacks ocorrem parcialmente, junto aos estudantes e às famílias, mas, não de maneira a melhorar as metodologias de ensino e a aprendizagem dos estudantes; que a avaliação é predominantemente somativa e há ausência de um acompanhamento mais próximo dos estudantes. A pesquisa nos possibilitou concluir a respeito dos desafios que a professora encontra para avaliar suas turmas frente aos paradigmas da avaliação tradicional, determinados pela escola, como também que os feedbacks ainda não são utilizados como elementos de retomada do ensino e dos resultados da avaliação da aprendizagem, em sala de aula. Além disso, partindo do entendimento de que avaliação impacta negativamente ou positivamente na aprendizagem, seja pela inadequação/adequação dos instrumentos ou pela ausência da prática da avaliação formativa e mediadora para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, defende–se que os cursos de licenciatura tenham a avaliação da aprendizagem como disciplina obrigatória na formação docente inicial e que gestões educacionais e políticas de formação continuada de professores trabalhem a avaliação da aprendizagem de maneira mais aprofundada e significativa, nas escolas.
Abstract: Throughout participation in the pedagogical residency program, several concerns arose about the teaching/learning process, the main one being learning assessment. This led to this research, which was conducted in the municipality of Areia, Paraíba, Brazil. The overall objective was to investigate the occurrence of evaluative feedback directed at students in the classroom. This qualitative approach is a case study conducted in a 9th-grade school environment with the participation of a science teacher and her students. The theoretical framework for the concepts, conceptions, functions, and modalities of learning assessment was based on Hoffman (1993), Libâneo (1990), Romão (1999), Sant’ Anna (2014), and Zabala (1998). The following data collection instruments were used to develop the research: non- participant classroom observation; an interview containing 13 questions with the science teacher; and a questionnaire for the students. The findings highlight that feedback is partially provided to students and families, but not in a way that improves teaching methodologies and student learning; that assessment is predominantly summative, and there is a lack of closer student monitoring. The research enabled us to conclude about the challenges teachers face in assessing their classes in light of traditional assessment paradigms determined by the school, and that feedback is still not used as a tool for reviving teaching and learning assessment results in the classroom. Furthermore, based on the understanding that assessment impacts learning negatively or positively, whether due to the inadequacy/adequacy of instruments or the lack of formative and mediating assessment practices to improve the teaching-learning process, we advocate that undergraduate programs include learning assessment as a mandatory subject in initial teacher training, and that educational management and continuing teacher education policies address learning assessment in schools in a more in-depth and meaningful manner.
Palavras-chave: Avaliação formativa
Feedback
Intervenção didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36800
Data do documento: 3-Out-2025
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

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