Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Mateus Caldeira-
dc.date.accessioned2025-12-11T17:25:34Z-
dc.date.available2025-10-08-
dc.date.available2025-12-11T17:25:34Z-
dc.date.issued2025-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36806-
dc.description.abstractDairy goat farming in Paraíba holds a prominent national position and is a strategic activity for the family farming sector in the semi-arid region, although it faces limitations in technical assistance and producer training. In this context, university extension connects academic knowledge with local wisdom. This study aimed to systematize methodological experiences from extension projects between 2022 and 2025 at UFPB's Campus III, focusing on the training of goat milk producers in Paraíba. The methodology used was Holiday’s experience systematization method, which helped identify relevant learnings through the analysis of project proposals and final reports. The empirical material included institutional documents analyzed using Bardin's thematic content analysis technique. The results reveal a similar methodological pattern with common stages: defining locations and institutional partnerships, prior training of students, field diagnosis, development of teaching materials, and producer training. Challenges were identified in three areas: methodological (lack of continuous evaluation and a database), structural (property and logistical limitations), and relational (dependence on intermediary institutions). Based on these findings, guidelines are proposed for future extension actions, such as continuous evaluation protocols, adaptive schedules, active methodologies, and formalizing the integration of local knowledge. These recommendations, aligned with the principles of popular education and dialogical extension, aim to strengthen extension activities in dairy goat farming in the region.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2025-12-11T17:25:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MateusCaldeiraFigueiredo_Monogr..pdf: 441639 bytes, checksum: 846a68d215e28eaea470ff443db5b7f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-11T17:25:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MateusCaldeiraFigueiredo_Monogr..pdf: 441639 bytes, checksum: 846a68d215e28eaea470ff443db5b7f5 (MD5) Previous issue date: 2025-10-02en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssistência técnicapt_BR
dc.subjectExperiências de Holidaypt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subjectSociologia Ruralpt_BR
dc.subjectTechnical assistancept_BR
dc.subjectHoliday’s experiencespt_BR
dc.subjectSemi-aridpt_BR
dc.subjectRural Sociologypt_BR
dc.titleExtensão universitária e caprinocultura leiteira na Paraíba: Sistematização de experiências metodológicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rangel, Izabela Souza Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8574261621048802pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Michele Flávia Sousa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027475884723085pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432929957492628pt_BR
dc.description.resumoA caprinocultura leiteira na Paraíba ocupa posição de destaque nacional e representa uma atividade estratégica para a agricultura familiar do semiárido, embora enfrente limitações com assistência técnica à capacitação de produtores. Nesse contexto, a extensão universitária articula conhecimento acadêmico com os saberes locais. Este trabalho teve como objetivo sistematizar experiências metodológicas de projetos de extensão entre 2022 e 2025 do campus III da UFPB, voltados à capacitação de produtores de leite de cabra na Paraíba. Para isso, aplicou-se o método de sistematização de experiências de Holiday que possibilitou identificar aprendizagens relevantes a partir da análise de propostas de projetos e relatórios finais. O material empírico incluiu documentos institucionais examinados segundo a técnica de análise de conteúdo temático de Bardin. Os resultados apontam um padrão metodológico semelhante com etapas comuns: definição do local e parcerias institucionais, capacitação prévia de discentes, diagnóstico de campo, desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos e capacitação dos produtores. Também fora identificados desafios em três dimensões: metodológicas (ausência de avaliação contínua e banco de dados), estruturais (limitações das propriedades e logística) e relacionais (dependência de instituições mediadoras). a partir dessas constatações, propõem-se diretrizes para futuras ações extensionistas, como protocolos de avaliação contínua, cronogramas adaptativos, metodologias ativas e formalização da integração de saberes locais. Essas recomendações, alinhadas aos princípios da educação popular e extensão dialógica, visam contribuir para fortalecer as ações extensionistas na caprinocultura leiteira na região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAgriculturapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MateusCaldeiraFigueiredo_Monogr..pdf431,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons