Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36813Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Dias, Jenifer Alexandre | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-12T10:40:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23 | - |
| dc.date.available | 2025-12-12T10:40:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36813 | - |
| dc.description.abstract | Color blindness is a visual condition that impairs color perception, affecting everyday and school activities, and is often overlooked in inclusion policies. Understanding color blindness is essential for adapting pedagogical practices, ensuring that teaching materials and strategies consider chromatic diversity and promote equitable participation for all students. This study investigates pedagogical approaches that foster the inclusion of color-blind individuals, taking into account their specific visual characteristics. It aims to analyze diversity in color perception, explore inclusive methodologies, and propose guidelines for teachers to ensure full and equitable participation in the school environment, including everyday activities. The research is qualitative, with a theoretical-deductive and bibliographic approach, seeking to understand the inclusion of color-blind individuals in schools and social spaces through the analysis of authors and official documents. Primary and secondary sources were reviewed and organized into thematic categories to support inclusive pedagogical strategies. Because it compromises color perception and affects the learning and socialization of those affected, the condition of color blindness requires early identification, together with the adaptation of materials and the use of assistive technologies, in order to promote school inclusion. Pedagogical strategies based on Universal Design for Learning and visual accessibility standards promote greater equity. Conscious planning of color use ensures the full participation of all students. The integration of policies, education, and technological resources is fundamental for effective inclusive education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2025-12-12T10:40:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JAD12122025 - MB335.pdf: 1294395 bytes, checksum: 820d0d3db4fc2122044cbd65c6576961 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-12T10:40:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JAD12122025 - MB335.pdf: 1294395 bytes, checksum: 820d0d3db4fc2122044cbd65c6576961 (MD5) Previous issue date: 2025-09-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Prática inclusivas | pt_BR |
| dc.subject | Cores | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.title | Abordagens didatico-pedagógicas para o ensino de pessoas com daltinismo | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Daxenberger, Ana Cristina Silva | - |
| dc.description.resumo | O daltonismo é uma condição visual que dificulta a percepção de cores, impactando atividades cotidianas e escolares, muitas vezes negligenciada nas políticas de inclusão. A compreensão sobre o daltonismo é essencial para adaptar práticas pedagógicas, garantindo que materiais e estratégias de ensino considerem a diversidade cromática e promovam a participação equitativa de todos os estudantes. O estudo investiga abordagens pedagógicas que promovam a inclusão de pessoas daltônicas, considerando suas especificidades visuais. Busca analisar a diversidade na percepção cromática, explorar metodologias inclusivas e propor diretrizes para professores, garantindo a participação plena e equitativa de todos no ambiente escolar, como a inclusão no dia a dia. A pesquisa é qualitativa, de caráter teórico-dedutivo e bibliográfico, visando compreender a inclusão de daltônicos na escola e espaços sociais a partir de análises de autores e documentos oficiais. Foram revisadas fontes primárias e secundárias, organizadas em categorias temáticas, para fundamentar estratégias pedagógicas inclusivas. Por comprometer a percepção de cores e impactar a aprendizagem e a socialização dos indivíduos afetados, a condição do daltonismo requer identificação precoce, aliada à adaptação de materiais e ao uso de tecnologias assistivas, de modo a favorecer a inclusão escolar. Estratégias pedagógicas baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem e em normas de acessibilidade visual promovem maior equidade. O planejamento consciente do uso das cores garante a participação plena de todos. A articulação entre políticas, educação e recursos tecnológicos é fundamental para uma educação inclusiva eficaz. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JAD12122025 - MB335.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
