Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Jenifer Alexandre-
dc.date.accessioned2025-12-12T10:40:23Z-
dc.date.available2025-10-23-
dc.date.available2025-12-12T10:40:23Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36813-
dc.description.abstractColor blindness is a visual condition that impairs color perception, affecting everyday and school activities, and is often overlooked in inclusion policies. Understanding color blindness is essential for adapting pedagogical practices, ensuring that teaching materials and strategies consider chromatic diversity and promote equitable participation for all students. This study investigates pedagogical approaches that foster the inclusion of color-blind individuals, taking into account their specific visual characteristics. It aims to analyze diversity in color perception, explore inclusive methodologies, and propose guidelines for teachers to ensure full and equitable participation in the school environment, including everyday activities. The research is qualitative, with a theoretical-deductive and bibliographic approach, seeking to understand the inclusion of color-blind individuals in schools and social spaces through the analysis of authors and official documents. Primary and secondary sources were reviewed and organized into thematic categories to support inclusive pedagogical strategies. Because it compromises color perception and affects the learning and socialization of those affected, the condition of color blindness requires early identification, together with the adaptation of materials and the use of assistive technologies, in order to promote school inclusion. Pedagogical strategies based on Universal Design for Learning and visual accessibility standards promote greater equity. Conscious planning of color use ensures the full participation of all students. The integration of policies, education, and technological resources is fundamental for effective inclusive education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2025-12-12T10:40:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JAD12122025 - MB335.pdf: 1294395 bytes, checksum: 820d0d3db4fc2122044cbd65c6576961 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-12T10:40:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JAD12122025 - MB335.pdf: 1294395 bytes, checksum: 820d0d3db4fc2122044cbd65c6576961 (MD5) Previous issue date: 2025-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática inclusivaspt_BR
dc.subjectCorespt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleAbordagens didatico-pedagógicas para o ensino de pessoas com daltinismopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva-
dc.description.resumoO daltonismo é uma condição visual que dificulta a percepção de cores, impactando atividades cotidianas e escolares, muitas vezes negligenciada nas políticas de inclusão. A compreensão sobre o daltonismo é essencial para adaptar práticas pedagógicas, garantindo que materiais e estratégias de ensino considerem a diversidade cromática e promovam a participação equitativa de todos os estudantes. O estudo investiga abordagens pedagógicas que promovam a inclusão de pessoas daltônicas, considerando suas especificidades visuais. Busca analisar a diversidade na percepção cromática, explorar metodologias inclusivas e propor diretrizes para professores, garantindo a participação plena e equitativa de todos no ambiente escolar, como a inclusão no dia a dia. A pesquisa é qualitativa, de caráter teórico-dedutivo e bibliográfico, visando compreender a inclusão de daltônicos na escola e espaços sociais a partir de análises de autores e documentos oficiais. Foram revisadas fontes primárias e secundárias, organizadas em categorias temáticas, para fundamentar estratégias pedagógicas inclusivas. Por comprometer a percepção de cores e impactar a aprendizagem e a socialização dos indivíduos afetados, a condição do daltonismo requer identificação precoce, aliada à adaptação de materiais e ao uso de tecnologias assistivas, de modo a favorecer a inclusão escolar. Estratégias pedagógicas baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem e em normas de acessibilidade visual promovem maior equidade. O planejamento consciente do uso das cores garante a participação plena de todos. A articulação entre políticas, educação e recursos tecnológicos é fundamental para uma educação inclusiva eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAD12122025 - MB335.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons