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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36846
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Adriana Vanessa de Souza-
dc.date.accessioned2025-12-15T11:27:20Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-12-15T11:27:20Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36846-
dc.description.abstractThis study aims to estimate the social impact of the multiplier effect resulting from the first edition of the Specialization Course in Financial Education (CEEF), developed at the Federal University of Paraíba (UFPB), targeted at teachers from the state public school system, on the academic performance of students in Paraíba in the assessments applied by the National High School Exam (ENEM). The analysis, wich ocurred between 2017 and 2019, employs a methodology that combines the Differences-in-Differences (DiD) model with fixed effects and quantile regression, in order to estimate the effects of teacher training on students’ standardized scores across the four areas of evaluation, in addition to their performance on the writing section. The estimates indicate that teachers participating in the CEEF had a positive and statistically significant impact on their students’ academic performance, particularly in the areas of Mathematics and Human Sciences. Conversely, no relevant effects were observed in the other areas. The findings suggest that the inclusion of financial education topics in the school curriculum has the potential not only to enhance students’ financial literacy but also to foster the development of interdisciplinary competencies that are fundamental to academic achievement.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-15T11:27:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianaVanessaDeSouzaAraujo_Dissert.pdf: 2873172 bytes, checksum: fddca995f167bd71911242ab65eb9f24 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-15T11:27:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianaVanessaDeSouzaAraujo_Dissert.pdf: 2873172 bytes, checksum: fddca995f167bd71911242ab65eb9f24 (MD5) Previous issue date: 2023-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectDiferenças em diferençaspt_BR
dc.subjectRegressão quantílicapt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDifference-in-differencespt_BR
dc.subjectQuantile regressionpt_BR
dc.subjectPublic policy evaluationpt_BR
dc.titleAvaliação de impacto social de uma iniciativa em educação financeira na Paraíba usando o método de diferenças em diferençaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Frascaroli, Bruno Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5108964340357155pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 15/12/2025pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo será estimado o impacto social do efeito multiplicador da primeira edição do Curso de Especialização em Educação Financeira (CEEF), desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), direcionado a docentes da rede pública estadual, sobre os resultados acadêmicos dos estudantes paraibanos nas avaliações aplicadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para essa análise, compreendida no período de 2017 a 2019, foi adotada uma metodologia que combina o modelo de dupla diferença com controles fixos e a regressão quantílica, com o intuito de estimar os efeitos da formação docente sobre as notas padronizadas dos alunos nas quatro áreas de avaliação, além do desempenho na prova de redação. As estimativas indicam que os docentes vinculados ao CEEF apresentaram impacto positivo e estatisticamente significativo no desempenho escolar de seus estudantes, com destaque para as áreas de Matemática e Ciências Humanas. Por outro lado, não foram observados efeitos relevantes nas demais áreas. As análises sugerem que a inclusão de temas relacionados à educação financeira no currículo escolar tem o potencial de não apenas fortalecer o letramento financeiro dos estudantes, mas também estimular o desenvolvimento de competências interdisciplinares fundamentais para o desempenho acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional

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