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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36934
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem multifatorial para triagem e seleção de clusters e hubs industriais de CCS no contexto brasileiro
Autor(es): Almeida, Beatriz Rodrigues de
Primeiro Orientador: Oliveira, Gustavo Charles Peixoto de
Resumo: As tecnologias de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) constituem uma estratégia relevante para a mitigação das emissões provenientes dos setores denominados como de difícil abatimento. Quando associadas a modelos de hubs e clusters, essas tecnologias permitem a integração entre fontes emissoras, sistemas de transporte de CO2 e reservatórios geológicos subterrâneos, otimizando a eficiência operacional e a viabilidade econômica das cadeias de descarbonização. Esta dissertação tem como objetivo desenvolver uma modelagem multifatorial para a triagem e seleção de clusters e hubs industriais de CCS no contexto brasileiro, integrando a identificação de fontes emissoras, sumidouros offshore e a análise da logística de transporte de CO2. A metodologia integrou análise geoespacial, modelagem matemática e abordagem heurística para mapear e priorizar hubs e clusters de CCS nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Como resultado foram identificadas 59 plantas industriais, concentradas principalmente em São Paulo (81%) e no Rio de Janeiro (19%). Também foram mapeados 387 poços offshore elegíveis para armazenamento de CO2, distribuídos nas bacias de Campos e Santos. Esses poços foram agrupados em macrocampos estrategicamente posicionados próximos a áreas de alta densidade emissiva, reduzindo distâncias logísticas entre fontes e sumidouros levando em conta a infraestrutura existente. Os resultados indicam regiões prioritárias no Sudeste com infraestrutura e potencial para implantação inicial de hubs e clusters de CCS no Brasil.
Abstract: Carbon Capture and Storage (CCS) technologies constitute a relevant strategy for mitigating emissions from hard-to-abate sectors. When combined with the hub-and-clusters model, these technologies enable the integration of emission sources, CO2 transport systems, and underground geological reservoirs, optimizing the operational efficiency and economic viability of decarbonization chains. This dissertation aims to develop a multifactor model for screening and selecting CCS industrial clusters and hubs in the Brazilian context, integrating the identification of emission sources, offshore sinks, and the analysis of CO2 transport logistics. The methodology integrated geospatial analysis, mathematical modeling, and a heuristic approach to map and prioritize CCS hubs and clusters in the states of Rio de Janeiro and São Paulo. As a result, 59 industrial plants in hard-to-abate sectors were identified, concentrated primarily in São Paulo (81%) and Rio de Janeiro (19%). A total of 387 offshore wells eligible for CO2 storage were also mapped, distributed across the Campos and Santos basins. These wells were grouped into macrofields strategically positioned near areas of high emissive density, reducing logistical distances between sources and sinks taking into account the existing infrastructure. The results indicate priority regions in the Southeast with infrastructure and potential for initial deployment of CCS hubs and clusters in Brazil.
Palavras-chave: Cadeia de valor do CCS
Armazenamento geológico de carbono
Clusters e hubs industriais
Análise geoespacial
CCS value chain
Geological carbon storage
Industrial clusters and hubs
Geospatial analysis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36934
Data do documento: 25-Jul-2025
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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