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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36941
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCalabria, Thiago Luis Cavalcanti-
dc.date.accessioned2025-12-19T14:14:13Z-
dc.date.available2025-09-19-
dc.date.available2025-12-19T14:14:13Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36941-
dc.description.abstractThe Paraíba Full-Time Education Program presents a public school model with its own curriculum design, physical structure, internal and external management model, inspection and control instruments, work regime, and pedagogical objectives. This model was created by Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), with funding and influence from companies and international organizations, which indicates the presence of private interests guided by a neoliberal rationality (Dardot; Laval, 2016). In this context, we chose the full-time and extended-day education policy offered by public high schools as our object of study. In order to deepen the discussions and better understand our object, we present the following question as our research problem: how was the full-time education policy directed at high school translated and interpreted from the global to the local context through the action of private actors in the state of Paraíba? This thesis aims to analyze the trajectory of the Full-Time Education Program in Paraíba's state public school system for high school. The research uses the Policy Cycle Approach (Bowe; Ball; Gold, 1992) and the Theory of Policy Enactment (Ball; Maguire; Braun, 2021) as its theoretical-methodological framework, combined with Discourse Theory (Laclau; Mouffe, 2015). The results reveal that the full-time education policy is articulated as an empty signifier, supported by a critique of the traditional school, but hegemonized by a neoliberal rationality manifesting itself in the reconfiguration of the State's role, the centrality of individual accountability, and the insertion of private actors in the formulation and management of public policies. The mobility of the full-time education policy, originating in Pernambuco, occurs through political networks composed of international organizations, businesspeople, public managers, and private foundations, evidencing a transnational circulation of ideas, subjects, and devices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-19T14:14:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoLuisCavalcantiCalabria_Tese.pdf: 2604830 bytes, checksum: 99d764abc4797b660b20c712ab35f752 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação em tempo integralpt_BR
dc.subjectCiclo de políticaspt_BR
dc.subjectOrganismos internacionais - educaçãopt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectFull-time educationpt_BR
dc.subjectInternational organizationspt_BR
dc.subjectPolicy cyclept_BR
dc.titleO programa de educação integral na Paraíba: fluxos e influências nas redes de políticaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cláudia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240637144545401pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8052349301328291pt_BR
dc.description.resumoO Programa de Educação Integral da Paraíba apresenta um modelo de escola pública com desenho curricular, estrutura física, modelo de gestão interno e externo, instrumentos de fiscalização e controle, regime de trabalho e objetivos pedagógicos próprios. Esse modelo foi criado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), a partir do financiamento e da influência de empresas e organismos internacionais, o que indica a presença de interesses privados orientados por uma racionalidade neoliberal (Dardot; Laval, 2016). Diante deste contexto, elegemos como objeto de estudo a política de educação integral e em tempo integral ofertada pelas escolas públicas de ensino médio. Com o intuito de aprofundar as discussões e melhor compreender nosso objeto, apresentamos a seguinte pergunta como problema de pesquisa: como a política de educação em tempo integral direcionada ao ensino médio foi traduzida e interpretada do contexto global para o local através da atuação de atores privados no estado da Paraíba? A presente tese adota como objetivo geral analisar a trajetória do Programa de Educação Integral na rede pública estadual da Paraíba para o ensino médio. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach) (Bowe; Ball; Gold, 1992) e a Teoria da Atuação (Theory of Policy Enactment) (Ball; Maguire; Braun, 2021), combinadas à Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe, 2015). Os resultados revelam que a política de educação integral em tempo integral é articulada como um significante vazio, sustentado por uma crítica à escola tradicional, mas hegemonizado por uma racionalidade neoliberal manifestando-se na reconfiguração do papel do Estado, na centralidade da responsabilização individual e na inserção de atores privados na formulação e gestão de políticas públicas. A mobilidade da política de educação em tempo integral, originada em Pernambuco, ocorre por meio de redes políticas compostas por organismos internacionais, empresários, gestores públicos e fundações privadas, evidenciando uma circulação transnacional de ideias, sujeitos e dispositivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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