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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Marcio do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-12-22T10:46:37Z-
dc.date.available2025-12-17-
dc.date.available2025-12-22T10:46:37Z-
dc.date.issued2025-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36951-
dc.description.abstractThis research aimed to identify the autonomous study and learning strategies used by high school students in the discipline of Biology. Developed through an exploratory- descriptive approach with a qualitative-quantitative nature, the study was conducted with 89 students from the three grades of high school in a public school in Paraíba, using questionnaires as the main data collection instrument. The results revealed a significant evolution in the use of study strategies throughout the school trajectory. In the first grade, only 34% of students reported using specific methods and techniques, while in the third grade this percentage reached 59%. Among the most mentioned strategies were video lessons, summaries, mind maps, systematic note-taking (fichamentos), exercise solving, and the Pomodoro technique for time management. An increase in the sophistication and diversification of these tools was observed as the grades advanced, with third-grade students demonstrating greater familiarity with strategies such as mind maps and time management methods. A preference for digital resources was identified, especially the internet, whose use progressively increased (32% in the 1st grade to 54% in the 3rd grade). The research also detected some student learning difficulties regarding the Biology discipline, such as content comprehension, memorization, and maintaining attention. As a pedagogical intervention, an educational video demonstrating specific study methods and techniques that can be used by students in their study routines was produced and made available to the research participants. It is concluded that there is an urgent need to implement, from the initial grades of high school, systematic programs that teach effective learning strategies, aiming to develop student autonomy and improve academic performance. It is recommended that future research establish causal relationships between the use of specific study methods and techniques and the improvement of academic performance in Biology, in addition to investigating the effectiveness of different strategies for specific contents of this discipline.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2025-12-22T10:46:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MNA22122025 - MB338.pdf: 3680360 bytes, checksum: 9b1001602424aebda137d3ec340d2ca3 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos e técnicas de estudopt_BR
dc.subjectAutonomia discentept_BR
dc.titleAprendizagem autônoma: as estratégias de estudo utilizadas pelos estudantes do ensino médio na disciplina de biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Abraão Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Paulo, Raphael Cavalcante-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de estudo e aprendizagem autônoma utilizadas por estudantes do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Desenvolvido sob uma abordagem exploratório-descritiva com natureza quali- quantitativa, o estudo foi realizado com 89 alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba, utilizando questionários como instrumento principal de coleta de dados. Os resultados revelaram uma evolução significativa no uso de estratégias de estudo ao longo da trajetória escolar. Na primeira série, apenas 34% dos estudantes relataram utilizar métodos e técnicas específicas, enquanto na terceira série esse percentual alcançou 59%. Entre as estratégias mais mencionadas destacaram-se vídeoaulas, resumos, mapas mentais, fichamentos, resolução de exercícios e o método Pomodoro para gestão do tempo. Observou-se um aumento na sofisticação e diversificação dessas ferramentas conforme o avanço nas séries, com estudantes da terceira série demonstrando maior familiaridade com estratégias como mapas mentais e métodos de gestão de tempo. Identificou-se preferência por recursos digitais, especialmente internet, cujo uso aumentou progressivamente (32% na 1a série para 54% na 3a série). A pesquisa também detectou algumas dificuldades de aprendizagem dos alunos com relação à disciplina de Biologia, como a compreensão de conteúdo, memorização e manutenção da atenção. Como intervenção pedagógica, foi produzido e disponibilizado aos alunos participantes da pesquisa um vídeo educativo demonstrando métodos e técnicas de estudo específicas, que podem ser utilizadas por eles em suas rotinas de estudos. Conclui-se que há necessidade premente de implementar, desde as séries iniciais do Ensino Médio, programas sistemáticos que ensinem estratégias de aprendizagem eficazes, visando desenvolver autonomia estudantil e melhorar o desempenho acadêmico. Recomenda-se que pesquisas futuras estabeleçam relações de causalidade entre o uso de métodos e técnicas de estudo específicos e a melhoria do rendimento acadêmico em Biologia, além de investigar a eficácia de diferentes estratégias para conteúdos específicos desta disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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