Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Suellen da-
dc.date.accessioned2025-12-22T16:09:32Z-
dc.date.available2025-12-22T16:09:32Z-
dc.date.issued2025-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36980-
dc.description.abstractThe improvement of library services and the dissemination of access to information highlights the importance of training information professionals and adapting the existing physical spaces within the library. This study aims to analyze how the librarians of the Berilo Borba Branch Library at the Center for Applied Social Sciences (CCSA) of the Federal University of Paraíba (UFPB) are updating their skills in the use of Brazilian Sign Language (Libras) for inclusive service to deaf users. The research is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative approach for analyzing data collected through a questionnaire aimed at understanding practices and the challenges encountered in relation to inclusion. The results indicated that, although there is awareness about the importance of Libras, the library does not have trained professionals nor accessible resources, such as Libras collections or assistive technology tools. The study observed the need for continuous training of professionals to ensure efficient and inclusive service for deaf users. We concluded that the library needs to implement measures such as Libras training, promotion of activities like lectures and workshops in Libras for the deaf public, acquisition of assistive technologies, and acquisition of a bilingual collection focused on Libras as L1 and Portuguese as L2, aligned with the guidelines of the UFPB Committee on Inclusion and Accessibility. The importance of Libras and professional training is essential to ensure the excellence of the services offered by the information unit, making it a welcoming and inclusive space for all.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-11-28T13:36:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SS28112025.pdf: 398883 bytes, checksum: eb87831ed029a0a2d828a488e54237b2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-12-22T16:09:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SS28112025.pdf: 398883 bytes, checksum: eb87831ed029a0a2d828a488e54237b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-22T16:09:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SS28112025.pdf: 398883 bytes, checksum: eb87831ed029a0a2d828a488e54237b2 (MD5) Previous issue date: 2025-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (Libras)pt_BR
dc.subjectAtendimento de pessoas surdaspt_BR
dc.subjectInclusão de pessoas surdaspt_BR
dc.subjectBiblioteca Setorial Berilo Borba - CCSA/UFPBpt_BR
dc.titleLíngua Brasileira de Sinais(LIBRAS) e o atendimento aos usuários surdos: estudo na Biblioteca Setorial Berilo Borba da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Genoveva Batista do-
dc.description.resumoO aprimoramento da atuação das bibliotecas e a socialização do acesso à informação, destaca a importância da capacitação dos profissionais da informação e adaptação dos espaços físicos existentes na biblioteca. Objetiva analisar como os bibliotecários da Biblioteca Setorial Berilo Borba do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão se atualizando no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o atendimento inclusivo de usuários surdos. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa para análise dos dados coletados por meio do questionário com fins de conhecer práticas e os desafios encontrados relacionados à inclusão. Os resultados apontaram que embora haja consciência sobre a importância da Libras, a biblioteca não possui profissionais capacitados nem recursos acessíveis, como acervo em Libras ou recursos de tecnologias assistivas. Observou-se a necessidade da capacitação dos profissionais de forma contínua, para garantir atendimento ao usuário surdo de maneira eficiente e inclusiva. Concluímos que a biblioteca necessita implementar medidas como: capacitação em Libras, promoção de atividades tipo palestras, workshops em Libras para o público surdo e aquisição de tecnologias assistivas, aquisição acervo bilíngue como foco na Libras com L1 e da Língua portuguesas com L2, alinhadas às diretrizes do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB. A importância da Libras e a capacitação dos profissionais são essenciais para garantir a excelência dos serviços oferecidos pela unidade de informação, tornando um espaço acolhedor e inclusivo para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SS28112025.pdf389,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons