Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Roberta Saiac Teixeira-
dc.date.accessioned2025-12-22T16:11:58Z-
dc.date.available2025-12-22T16:11:58Z-
dc.date.issued2025-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36981-
dc.description.abstractThis article articulates how grief and bibliotherapy — especially through self-writing — can contribute to the re-signification of the mourning process. The research is grounded in classical references such as Bowlby, Kübler-Ross, and Worden, as well as contemporary Brazilian authors, and is characterized as a qualitative study anchored in the autoethnographic method, using reading and personal writing diaries as methodological instruments. The results show that the written or read word has therapeutic and symbolic potential to embrace pain, elaborate absence, and reconstruct identity narratives. It is concluded that bibliotherapy and self-writing constitute accessible and effective practices of care, capable of transforming suffering into meaningful memory and promoting the continuity of life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-11-28T13:31:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSTS28112025.pdf: 421290 bytes, checksum: 22b2092bba099a412da425739f6fdcb2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-12-22T16:11:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSTS28112025.pdf: 421290 bytes, checksum: 22b2092bba099a412da425739f6fdcb2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-22T16:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSTS28112025.pdf: 421290 bytes, checksum: 22b2092bba099a412da425739f6fdcb2 (MD5) Previous issue date: 2025-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectRessignificaçãopt_BR
dc.titleBiblioterapia e luto: a escrita de si como caminho de ressignificaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Edna Gomes-
dc.description.resumoEste artigo articula como o luto e a biblioterapia especialmente por meio da escrita de si, podem contribuir para sua ressignificação do processo de enlutamento. A pesquisa fundamenta-se em referenciais clássicos, como Bowlby, Kübler-Ross e Worden, além de autores contemporâneos brasileiros, e caracteriza-se como pesquisa qualitativa, ancorada no método autoetnográfica, utilizando o diário de leitura e de escrita pessoal como instrumentos metodológicos. Os resultados evidenciam que a palavra, lida ou escrita, possui potencial terapêutico e simbólico para acolher a dor, elaborar a ausência e reconstruir narrativas identitárias. Conclui-se que a biblioterapia e a escrita de si configuram práticas acessíveis e eficazes de cuidado, capazes de transformar o sofrimento em memória significativa e promover a continuidade da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSTS28112025.pdf411,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons