Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36990Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Brito, Carlos de Franca | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-22T16:46:26Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-22T16:46:26Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36990 | - |
| dc.description.abstract | This study analyzes the influence of Christian faith on reading habits among members of the Presbyterian Church of Brazil (IPB), investigating religious engagement as the main mediating variable. The research adopts a mixed quantitative and qualitative approach, configuring itself as an exploratory, descriptive, and explanatory case study. The methodology included administering 302 questionnaires to IPB members in the Northeast region and conducting eight interviews with participants with different levels of engagement. The analysis considered variables such as worship attendance, devotional practices, participation in study groups, age, education, and income, in addition to employing techniques such as factor analysis, chi-square tests, and ANCOVA. The results demonstrated that personal religiosity, expressed in individual disciplines such as prayer and Bible study, strongly correlates with reading habits, but community engagement was the decisive factor in explaining the volume and intensity of reading practice. It was evident that Christian faith alone does not have a statistically significant effect on reading hours; In contrast, church engagement proved to be the central variable, mediating the relationship between faith and reading. The research also found that the reading habit is sustained by motivations for theological deepening and ministerial responsibilities, such as teaching and preaching, which transform reading into an essential practice for spiritual and community growth. Therefore, it can be concluded that reading is not merely a reflection of faith, but an active component of engagement, capable of strengthening personal devotion, broadening faith perspectives, and consolidating community identity in the reformed context. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-11-27T15:45:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CFB27112025.pdf: 1880678 bytes, checksum: b97bdb50c9a62504e21cf07bcf571d4f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-12-22T16:46:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CFB27112025.pdf: 1880678 bytes, checksum: b97bdb50c9a62504e21cf07bcf571d4f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-22T16:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CFB27112025.pdf: 1880678 bytes, checksum: b97bdb50c9a62504e21cf07bcf571d4f (MD5) Previous issue date: 2025-10-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
| dc.subject | Hábito de Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Fé Cristã | pt_BR |
| dc.subject | Engajamento religioso | pt_BR |
| dc.subject | Igreja Presbiteriana do Brasil | pt_BR |
| dc.title | Fé cristã e o estímulo à leitura: um estudo de caso Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Amorim, Clezio Gontijo | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa a influência da fé cristã sobre os hábitos de leitura entre praticantes da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), investigando o engajamento religioso como principal variável mediadora. A pesquisa adota uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, configurando-se como um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e explicativo. A metodologia incluiu a aplicação de 302 questionários a membros da IPB na região Nordeste e a realização de oito entrevistas com participantes de diferentes níveis de engajamento. A análise considerou variáveis como frequência em cultos, práticas devocionais, participação em grupos de estudo, idade, escolaridade e renda, além de empregar técnicas como análise fatorial, testes de Qui-quadrado e ANCOVA. Os resultados demonstraram que a religiosidade pessoal, expressa em disciplinas individuais como oração e estudo bíblico, correlaciona-se fortemente com o hábito de leitura, mas foi o engajamento comunitário o fator decisivo para explicar o volume e a intensidade da prática leitora. Evidenciou-se que a fé cristã, isoladamente, não exerce efeito estatisticamente significativo sobre as horas de leitura; em contrapartida, o engajamento na igreja se revelou como a variável central, mediando a relação entre fé e leitura. A pesquisa também constatou que o hábito de leitura é sustentado por motivações de aprofundamento teológico e responsabilidades ministeriais, como ensino e pregação, que transformam a leitura em uma prática essencial para o crescimento espiritual e comunitário. Conclui-se, portanto, que a leitura não é apenas um reflexo da fé, mas um componente ativo do engajamento, capaz de fortalecer a devoção pessoal, ampliar perspectivas de fé e consolidar a identidade comunitária no contexto reformado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciência da Informação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CFB27112025.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
