Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiras, Angela Maria-
dc.date.accessioned2025-12-23T13:20:17Z-
dc.date.available2025-12-23T13:20:17Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37000-
dc.description.abstractThe article explores bibliotherapy as a therapeutic practice that uses reading as a tool for self-knowledge and the re-signification of the aging experience. Reading thus becomes a path to inner bl,ssoming, promoting well-being, autonomy, and a sense of purpose in later life. It raises the following guiding question: How can bibliotherapy contribute to the process of self-knowledge and re- signification of aging, fostering the blossoming of the self in old age? Defines the following general objective:To analyze the role of bibliotherapy as a tool for promoting active and humanized aging, highlighting its effects on the blossoming of subjectivity in elderly individuals, based on the researcher‘s own lived experience; c) To investigate how bibliotherapy can contribute to the development of social bonds and a sense of belonging among elderly individuals. The theoretical framework is based on the ideas of authors such as Pinheiro; Pinheiro; Autran, Brito e Paiva (2019); Fraiman (1995), Del Priore (2025); Josso (2003); Beauvoir (1970), Neri (2001) e Debert (1999), among others. The methodology is oriented toward qualitative, descriptive, and narrative autoethnographic research with a bibliotherapeutic focus, based on books addressing the highlighted theme. It concludes that the therapeutic value of reading in old age lies in the belief in bibliotherapy as a healing form of reading, which manifests in the construction of autonomy in older adults—enabling them to recognize otherness, cultivate self-respect through the respect for others, and take responsibility for themselves and their own decisions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-11-27T15:40:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMF27112025.pdf: 1186371 bytes, checksum: f272504ab4307498f3ba64ad4d40de26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-12-23T13:20:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMF27112025.pdf: 1186371 bytes, checksum: f272504ab4307498f3ba64ad4d40de26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-23T13:20:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMF27112025.pdf: 1186371 bytes, checksum: f272504ab4307498f3ba64ad4d40de26 (MD5) Previous issue date: 2025-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.titleLendo e vivendo : a biblioterapia e o desabrochar de si no envelhecerpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Edna Gomes-
dc.description.resumoO artigo explora a biblioterapia como uma prática terapêutica que utiliza a leitura como ferramenta de autoconhecimento e ressignificação da experiência de envelhecer. A leitura torna-se, assim, um caminho para o desabrochar interior, promovendo bem-estar, autonomia e sentido de vida na maturidade. Traz a seguinte questão norteadora: Como a biblioterapia pode contribuir para o processo de autoconhecimento e ressignificação da velhice, promovendo o desabrochar de si no envelhecer? Define o seguinte objetivo Geral: Analisar o papel da biblioterapia como ferramenta de promoção do envelhecimento ativo e humanizado, destacando seus efeitos no desabrochar da subjetividade em pessoas idosas, a partir da experiência da própria pesquisadora. Aponta os seguintes objetivos específicos: a) compreender os fundamentos teóricos da biblioterapia e sua aplicação no contexto do envelhecimento; b) constatar como a leitura pode favorecer o autoconhecimento, a expressão emocional e o fortalecimento da identidade na velhice; c) Investigar como a biblioterapia pode contribuir para a construção de vínculos sociais e o sentimento de pertencimento entre pessoas idosas. A fundamentação Teórica se apoia nas ideias dos autores: Pinheiro; Autran, Brito e Paiva (2019); Fraiman (1995), Del Priore (2025); Josso (2003); Beauvoir (1970), Neri (2001) e Debert (1999), dentre outro. A metodologia está direcionada: pesquisa qualitativa, descritiva, Autoetnografica Narrativa com enfoque Biblioterapêutico pautado em livros sobre a temática em destaque. Conclui, que o valor da leitura como função terapêutica na velhice está na crença dada a Biblioterapia como leitura terapêutica que se revela na construção da autonomia da pessoa idosa, para reconhecer a alteridade, desenvolver o auto-respeito pelo outro, e na responsabilidade sobre si mesmo e nas próprias decisões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMF27112025.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons