Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Adyna Karla Pereira-
dc.date.accessioned2025-12-23T13:23:25Z-
dc.date.available2025-12-23T13:23:25Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37002-
dc.description.abstractThis article presents the academic and social experiences developed within the scope of the Curricular Internship IV of the Library Science Course at the Federal University of Paraíba. Its objective is to report the practical activities carried out at the Berilo Borba Sector Library, highlighting the content of the course Laboratory of Integrated Practices IV. A supervised practice method was adopted, which enabled dynamic integration among students, librarians, and faculty members. This collaborative process involved fundamental stages, such as technical evaluation of collections, formulation of strategic projects, and development of institutional communication actions. The results demonstrated the importance of practical experience in the educational process of librarians, providing not only mastery of technical skills but also a deepening of the social commitment of library science. Direct engagement with the profession’s challenges allowed participants to consolidate knowledge and perceive, in practice, the impact of their actions on the academic community. It is concluded that practical experiences, when combined with critical reflection and collective work, are indispensable for the training of professionals capable of innovating and transforming the reality of university libraries. This process strengthens the librarian’s role as an agent of change, preparing them to face contemporary challenges and contributing to democratic access to information and knowledge. Interaction among different stakeholders reinforced learning and enhanced essential skills for professional practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-11-27T15:27:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKPB27112025.pdf: 876756 bytes, checksum: f2a184cac1ff7897b442755707ac1b5f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-12-23T13:23:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKPB27112025.pdf: 876756 bytes, checksum: f2a184cac1ff7897b442755707ac1b5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-23T13:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKPB27112025.pdf: 876756 bytes, checksum: f2a184cac1ff7897b442755707ac1b5f (MD5) Previous issue date: 2025-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectPráticas supervisionadaspt_BR
dc.subjectRelato de experiênciaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíba - UFPBpt_BR
dc.titleQuando o saber encontra a liberdade: relato de experiências marcantes em biblioteca universitáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Edna Gomes-
dc.description.resumoEste artigo apresenta as vivências acadêmicas e sociais desenvolvidas no âmbito do Estágio Curricular IV do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. Tem como objetivo relatar as atividades práticas realizadas na Biblioteca Setorial Berilo Borba, destacando o conteúdo da disciplina Laboratório de Práticas Integradas IV. Adotou-se o método de prática supervisionada, que viabilizou uma integração dinâmica entre alunos, bibliotecários e docentes. Esse processo colaborativo envolveu etapas fundamentais, como a avaliação técnica de acervos, a formulação de projetos estratégicos e o desenvolvimento de ações de comunicação institucional. Os resultados evidenciaram a importância da experiência prática no processo formativo do bibliotecário, proporcionando não apenas o domínio de competências técnicas, mas também o aprofundamento do compromisso social da biblioteconomia. A vivência direta com os desafios da profissão permitiu que os participantes consolidassem conhecimentos e percebessem, na prática, o impacto de suas ações na comunidade acadêmica. Conclui-se que experiências práticas, quando aliadas à reflexão crítica e ao trabalho coletivo, são indispensáveis para a formação de profissionais capazes de inovar e transformar a realidade das bibliotecas universitárias. Esse processo fortalece o papel do bibliotecário como agente de mudança, preparando-o para enfrentar os desafios contemporâneos e contribui para o acesso democrático à informação e ao conhecimento. A interação entre os diferentes agentes fortaleceu o aprendizado e aprimorou habilidades essenciais ao exercício da profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKPB27112025.pdf856,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons