Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Karla Nunes-
dc.date.accessioned2025-12-23T15:08:55Z-
dc.date.available2025-12-23T15:08:55Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37023-
dc.description.abstractThis study analyzes the role of training in the digital transformation of the public sector, focusing on the case of the Rede PB Digital in Paraíba, with the objective of understanding the extent to which the training offered has disseminated innovative practices among public servants. The research, qualitative in nature, used a questionnaire answered by six public servants, and the analysis followed the four levels of Kirkpatrick's evaluation model. The results indicate a positive reaction from the participants, who considered the training relevant and immediately applicable. It was found that the learning was applied to the improvement of processes and citizen services, with the servants acting as multipliers of knowledge within their teams. As a result, initial organizational changes were observed, such as greater agility and transparency, despite barriers like resistance to change. It is concluded that the training provided by Rede PB Digital is a strategic driver for digital maturity in the state, fostering changes in practices and organizational culture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-12-23T15:03:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KNB23122025.pdf: 288726 bytes, checksum: afeb9f538b8e8f96fb400bc750f099ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-12-23T15:08:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KNB23122025.pdf: 288726 bytes, checksum: afeb9f538b8e8f96fb400bc750f099ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-23T15:08:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KNB23122025.pdf: 288726 bytes, checksum: afeb9f538b8e8f96fb400bc750f099ba (MD5) Previous issue date: 2025-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectRede PB Digitalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleO Papel da capacitação na transformação digital do setor público: um estudo de caso da Rede PB Digital na Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mota, Flávio Perazzo-
dc.description.resumoEste estudo analisa o papel da capacitação na transformação digital do setor público, focando no caso da Rede PB Digital na Paraíba, com o objetivo de compreender em que medida a formação oferecida tem disseminado práticas inovadoras entre os servidores. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou um questionário respondido por seis servidores, e a análise seguiu os quatro níveis de avaliação de Kirkpatrick. Os resultados indicam uma reação positiva dos participantes, que consideraram a capacitação relevante e de aplicação imediata. Verificou-se que a aprendizagem foi aplicada na melhoria de processos e no atendimento ao cidadão, com os servidores atuando como multiplicadores do conhecimento em suas equipes. Como resultado, observaram-se mudanças organizacionais iniciais, como maior agilidade e transparência, apesar de barreiras como a resistência à mudança. Conclui-se que a capacitação da Rede PB Digital é um vetor estratégico para a maturidade digital no estado, impulsionando mudanças nas práticas e na cultura organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KNB23122025.pdf281,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons