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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Claudiene Fátima de-
dc.date.accessioned2025-12-23T16:18:07Z-
dc.date.available2025-12-23T16:18:07Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37053-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectGestão de Ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação Externapt_BR
dc.titleO uso dos resultados da Prova Brasil na gestão do Sistema Público de Ensino Fundamental de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Frascaroli, Dr. Bruno Ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a utilização dos resultados da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (ANRESC), conhecida como Prova Brasil, como instrumento de gestão no sistema público de ensino de João Pessoa. Na atual interpretação do direito à educação, esta só se materializa quando ofertada com qualidade, possibilitando a formação da pessoa enquanto cidadão. O atual formato da Prova Brasil apresenta a intenção de subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. O objetivo principal desse trabalho é analisar o uso dos resultados da Prova Brasil na gestão pública do ensino fundamental de João Pessoa como forma de embasar decisões administrativas e pedagógicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. A pesquisa é um estudo multicaso, de natureza qualiquantitativa, para realização foram aplicados questionários a professores de 5° anos e 9° anos de português e matemática e feitas entrevistas com as equipes coordenadoras de dois dos pólos que compõem a Divisão de pólos da Diretoria de Gestão Curricular da SEDEC. A pesquisa apontou que estão sendo implementadas ações e programas importantes para a apreensão e uso dos resultados da Prova Brasil como instrumento de gestão e como aliado no trabalho pedagógico em sala de aula, no entanto esses programas e ações apresentam a necessidade de um melhor delineamento dos objetivos, metas e instrumentos de avaliação. Ao final são feitas sugestões para um melhor aproveitamento dos resultados da Prova Brasil e apresentadas indicação para pesquisas futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Lucena

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