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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Jorge Galdino de-
dc.date.accessioned2025-12-23T16:39:46Z-
dc.date.available2025-12-23T16:39:46Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37062-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectEvasão educacionalpt_BR
dc.subjectFerramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA informática como estratégia governamental de inclusão e combate a evasão na Escola Municipal Luiz Ignácio Ribeiro Coutinhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edmery Tavares-
dc.description.resumoEste artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a utilização da informática na educação, analisando a utilização de ferramentas tecnológicas como estratégia governamental de inclusão e combate à evasão educacional; a formatação de políticas públicas direcionadas à inclusão digital; o aprimoramento de metodologias e o aperfeiçoamento dos conteúdos curriculares, principalmente no enfrentamento do problema da evasão de crianças e jovens na Educação Básica. A pesquisa consiste no estudo de caso de uma escola da rede pública municipal de ensino do município de Sapé-PB, procurando identificar como se dá a integração da ludicidade, tecnologia, estratégias pedagógicas e as políticas governamentais, apresentando parâmetros para o desenvolvimento de atividades interativas que promovam a inclusão, o desenvolvimento intelectual, o pensamento simbólico e o aprofundamento dos conteúdos curriculares da Educação Básica. Os resultados revelam que, mesmo diante das mais diversificadas ferramentas tecnológicas, existe uma subutilização destes recursos, principalmente na área pedagógica e na formatação de políticas públicas que utilizem este aparato tecnológico no enfrentamento da evasão escolar, na inclusão digital e no aprimoramento e diversificação do aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Mari

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