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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37062Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Almeida, Jorge Galdino de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-23T16:39:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-23T16:39:46Z | - |
| dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37062 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Informática | pt_BR |
| dc.subject | Evasão educacional | pt_BR |
| dc.subject | Ferramentas tecnológicas | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.title | A informática como estratégia governamental de inclusão e combate a evasão na Escola Municipal Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Edmery Tavares | - |
| dc.description.resumo | Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a utilização da informática na educação, analisando a utilização de ferramentas tecnológicas como estratégia governamental de inclusão e combate à evasão educacional; a formatação de políticas públicas direcionadas à inclusão digital; o aprimoramento de metodologias e o aperfeiçoamento dos conteúdos curriculares, principalmente no enfrentamento do problema da evasão de crianças e jovens na Educação Básica. A pesquisa consiste no estudo de caso de uma escola da rede pública municipal de ensino do município de Sapé-PB, procurando identificar como se dá a integração da ludicidade, tecnologia, estratégias pedagógicas e as políticas governamentais, apresentando parâmetros para o desenvolvimento de atividades interativas que promovam a inclusão, o desenvolvimento intelectual, o pensamento simbólico e o aprofundamento dos conteúdos curriculares da Educação Básica. Os resultados revelam que, mesmo diante das mais diversificadas ferramentas tecnológicas, existe uma subutilização destes recursos, principalmente na área pedagógica e na formatação de políticas públicas que utilizem este aparato tecnológico no enfrentamento da evasão escolar, na inclusão digital e no aprimoramento e diversificação do aprendizado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Biotecnologia Mari | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JGA24012024.pdf | 329,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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