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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Liliane Soares da-
dc.date.accessioned2025-12-23T16:44:08Z-
dc.date.available2025-12-23T16:44:08Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37075-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO)pt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleA implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) em uma escola pública municipal na cidade de Lagoa de Dentro no estado da Paraíba: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa , Edmery Tavares-
dc.description.resumoA inclusão digital nas escolas públicas começa a ser efetivada com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo. Programa este que atua no intuito de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, equipando as escolas com computadores, tecnologias da informação, conteúdos educacionais, além de oferecer internet banda larga nas escolas. Este artigo busca investigar como se dá a inserção digital dos alunos das escolas públicas de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Lagoa de Dentro PB. A abordagem metodológica aplicada foi um estudo de caso, onde foi realizada aplicação de questionários e uma entrevista. Pode-se constatar que no município de Lagoa de Dentro a implantação do ProInfo tem encontrado diversas barreiras como a falta de infraestrutura e problemas com a rede de distribuição de energia nas escolas. Os professores reconhecem a importância da inclusão digital no processo ensino-aprendizagem, mas não encontram na escola os recursos necessários para introduzir os meios tecnológicos, como o computador com acesso à internet em sua prática docente. O poder público atua de forma lenta neste aspecto, quando poderia tomar atitudes mais concretas no intuito de providenciar a instalação dos laboratórios de informática enviados pelo Governo Federal. Dessa forma, o Proinfo não tem conseguido ainda promover a inclusão digital dos alunos da rede pública no município de Lagoa Dentro-PB, devido à falta de infrainstrutura e planejamento, que são de responsabilidade do poder público municipalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Mari

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