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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Antonia Soares dos-
dc.date.accessioned2025-12-23T16:46:14Z-
dc.date.available2025-12-23T16:46:14Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37080-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiços socioassistenciaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA contibuição socioassistencial no resgate à responsabilidade dos pais com a educação dos filhos: um enfoque no ensino fundamental da Escola Estadual Maria José de Lima Silveira - Sobradinho-BApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcântara, Débora Gerlane Gomes de-
dc.description.resumoO presente estudo busca identificar de que forma os serviços socioassistenciais contribuem para o resgate à responsabilidade dos pais com a educação dos filhos. Para isto analisou-se: os serviços socioassistenciais existentes no município de Sobradinho/BA; o perfil dos alunos e pais; a direção e corpo docente da Escola Estadual Maria José de Lima Silveira; os recursos disponibilizados pela escola para a interação com os pais; e as dificuldades que a escola encontra para lidar com os alunos. O estudo se desenvolve através da abordagem quantiqualitativa e utiliza a pesquisa explicativa para o alcance dos objetivos. Para a coleta dos dados utilizou-se o questionário, a observação e a pesquisa documental. A referida escola se tornou alvo da pesquisa pelo alto índice de casos encaminhados ao CREAS com relação a conflito familiar, associado à dificuldades nas atividades escolares no que diz respeito ao convívio e ao estudo/aprendizagem. A participação dos pais na vida escolar dos filhos é de fundamental importância, pois o interesse demonstrado pelos mesmos faz com que os filhos ganhem confiança e tenham um bom desempenho escolar. Percebe-se insuficiência de políticas públicas, direcionadas aos serviços CRAS e CREAS, para com as unidades de ensino, assim como poucas ações executadas por estes serviços no que diz respeito ao fortalecimento do vínculo familiar. Essas ações são, na maioria das vezes, barradas por questões de gestão. Constatou-se que há pouca disponibilidade de recursos materiais, ficando os técnicos impossibilitados de realizarem adequadamente as atividades propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Pombal

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