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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Candida Maria Pereira-
dc.date.accessioned2025-12-23T16:46:36Z-
dc.date.available2025-12-23T16:46:36Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37081-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectCondicionalidadept_BR
dc.subjectFrequência Escolarpt_BR
dc.titleUma análise dos impactos do programa Bolsa Família nas instituições de ensino da zona urbana do município de São Bentinho-PB no período de 2007 a 2010pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Mércia Santos da-
dc.description.resumoO presente estudo tem como propósito realizar uma investigação dos impactos do Programa Bolsa Família nos indicadores escolares como frequência escolar, abandono, aprovação e reprovação nas instituições de ensino, localizadas na zona urbana do município de São Bentinho-PB, no período de 2007 a 2010. Utilizando-se como fontes primárias, a aplicação de questionário com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família - PBF que possuem filhos matriculados e acompanhados pela condicionalidade da frequência escolar, e dados secundários sobre a frequência escolar dos alunos beneficiários do PBF na faixa etária de 06 a 15 e de 16 a 17 anos, taxa de abandono escolar, aprovação e reprovação dos alunos das duas escolas situadas na zona urbana. Os resultados mostraram o impacto do programa no aumento do número de matrículas, na taxa de frequência escolar exigida durante o período estudado nas duas escolas, aumento do número de alunos aprovados em apenas uma escola (municipal). Com relação ao índice de abandono apenas 9% dos beneficiários deixaram de frequentar a escola no ano de 2011. Foi detectado ainda que o programa incentiva, de um lado, as famílias a manterem seus filhos na escola, por outro lado, o programa não gerou, em grande proporção, o impacto esperado em relação a taxa de aprovação em uma das escolas estudadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Pombal

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