Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Simone Silva Teixeira-
dc.date.accessioned2025-12-23T19:18:36Z-
dc.date.available2025-08-03-
dc.date.available2025-12-23T19:18:36Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37106-
dc.description.abstractThis work, entitled "Singularity, Culture, and Clay: Art Education in a Public School in Goiana, Pernambuco," was developed based on artistic experiences, including pedagogical workshops and visits to art spaces, using clay. It aimed to spark public school students' interest in local cultural practices. To raise awareness and problematize these issues, and by observing the school context, we realized the need to value local culture and its artistic elements, based on their unique constructions. Thus, the objective was to analyze cultural practices in the municipality of Goiana, Pernambuco, with an initial focus on the "Clay Men" group of artisans. The work was proposed to a group of students from the Professora Tarcila Coutinho Amaral Municipal School and was conducted using a qualitative approach, using action research as a methodological approach. The conclusion of this study describes the reflection on the cultural expressions provided to these students, who, in the school context, perceived, experienced, and understood the local culture and the relationship of artistic processes that stimulate the construction of singularities. Thus, to theoretically support this work, the studies of Dewey (1979), Freire (1980), Deleuze (1997), Salles (2006), and Hall (2006) were adopted, whose contributions allow us to deepen concepts of singularity and culture, as well as creative processes in art education and their implications for the formation of individuals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-23T19:18:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SimoneSilvaTeixeiraLima_Dissert_Sem_Tarjamento.pdf: 4504794 bytes, checksum: d1ac62442b6e0f4795c6abd98816588f (MD5) SimoneSilvaTeixeiraLima_Dissert_COM_Tarjamento.pdf: 4563011 bytes, checksum: 5ced6575d586e29275417ae38ebf121a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-23T19:18:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SimoneSilvaTeixeiraLima_Dissert_Sem_Tarjamento.pdf: 4504794 bytes, checksum: d1ac62442b6e0f4795c6abd98816588f (MD5) SimoneSilvaTeixeiraLima_Dissert_COM_Tarjamento.pdf: 4563011 bytes, checksum: 5ced6575d586e29275417ae38ebf121a (MD5) Previous issue date: 2025-02-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectSingularidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectBarropt_BR
dc.subjectSingularitypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectClaypt_BR
dc.subjectArt Teachingpt_BR
dc.titleA singularidade, cultura e barro o ensino de arte em uma escola pública de Goiana/PEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Coutinho, Marcelo Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6084145430475487pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2968353474655535pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado “Singularidade, Cultura e Barro: o ensino de arte em uma escola pública de Goiana/PE” foi desenvolvido a partir de experiências artísticas, por meio de oficinas pedagógicas e visitação a espaços artísticos, utilizando o barro, visando despertar o interesse dos discentes do ensino público, sobre as práticas culturais da localidade. De forma a sensibilizar e problematizar essas questões, e ao observar o contexto escolar, entendemos a necessidade de valorização da cultura local e dos seus elementos artísticos, com base nas suas construções singulares. Deste modo, objetivou-se analisar as práticas culturais no município de Goiana/PE, com foco inicial no grupo de artesões “Homens do Barro”. O trabalho foi proposto para um grupo de discentes da Escola Municipal Professora Tarcila Coutinho Amaral, sendo conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-ação como percurso metodológico. A conclusão desse estudo descreve a reflexão sobre as expressões culturais proporcionadas a esses alunos, que, no contexto escolar, perceberam, experienciaram e compreenderam a cultura local e a relação dos processos artísticos que estimulam a construção das singularidades. Desta maneira, para embasar teoricamente o presente trabalho, foram adotados os estudos de Dewey (1979), Freire (1980), Deleuze (1997), Salles (2006) e Hall (2006), cujas contribuições permitem aprofundar conceitos de singularidade e cultura, bem como os processos criativos no ensino de arte e suas implicações na formação dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SimoneSilvaTeixeiraLima_Dissert_Sem_Tarjamento.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
SimoneSilvaTeixeiraLima_Dissert_COM_Tarjamento.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons