Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Michael William Lacerda. | - |
dc.date.accessioned | 2012-08-14T19:38:05Z | - |
dc.date.available | 2012-08-14T19:38:05Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37 | - |
dc.description.abstract | This presents search show the experience developed in the discipline of supervised stage IV in the course in Mathematics from a distance. In this experiment we decided to conduct an educational intervention in a classroom, at 1 year of high school, in Mathematics. We work the contents of financial mathematics, in interest to prepare students for the market area, entering technological tools in a constructivist perspective. This has prioritized content to allow the student to a mathematician, through an investigative process in their daily reality, helping them in the appropriation of new knowledge. With the help of technological development through the use of software excel, we has exceeded the obsolete paradigms, we used creative thinking as a fundamental dimension of human cognition constructivism. Was used as a theoretical-methodological intervention to support the curriculum guidelines for secondary education. As a result we find that students expressed greater interest in the discipline and were able to contextualize the content mathematical with situations experienced in their work of day to day. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (dspace-adm@dci.ccsa.ufpb.br) on 2012-08-14T19:38:05Z No. of bitstreams: 1 MWLA14082012.pdf: 271087 bytes, checksum: e7db228d604c8136747220b69e30c9db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-08-14T19:38:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MWLA14082012.pdf: 271087 bytes, checksum: e7db228d604c8136747220b69e30c9db (MD5) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, PB, 2011. | - |
dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | - |
dc.subject | Instrumentos tecnológicos | - |
dc.subject | Teaching and learning mathematics | - |
dc.subject | Financial math | - |
dc.subject | Financial education | - |
dc.subject | Technological instruments | - |
dc.title | Matemática financeira: Ultrapassando o muro da escola e adentrando no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia apresenta a experiência desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no curso de Licenciatura em Matemática a distância. Nessa experiência propusemo-nos a realizar uma intervenção pedagógica em uma sala de aula, no 1º ano do Ensino Médio, na disciplina de Matemática. Trabalhamos os conteúdos de matemática financeira, no intuito de preparar os alunos para o mercado de trabalho, inserindo instrumentos tecnológicos, numa perspectiva construtivista. Desta forma, foi priorizado conteúdos que propiciasse ao aluno um fazer matemático, por meio de um processo investigativo, em sua realidade cotidiana, auxiliando-os na apropriação dos novos conhecimentos. Com o auxilio do desenvolvimento tecnológico, por meio do uso de planilhas eletrônicas, transcendeu-se os paradigmas ultrapassados, utilizou-se o pensamento criativo como uma dimensão fundamental da cognição humana construtivista. Utilizou-se como aportes teórico-metodológicos para fundamentar a intervenção as orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Como resultados percebemos que os alunos manifestaram maior interesse pela disciplina e conseguiram contextualizar os conteúdos matemáticos com situações vivenciadas em seu dia a dia de trabalho. | - |
dc.publisher.department | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MWLA14082012.pdf | 264,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.