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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Wênnio Kelson Francisco de-
dc.date.accessioned2018-03-27T16:32:35Z-
dc.date.available2015-03-30-
dc.date.available2018-03-27T16:32:35Z-
dc.date.issued2015-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3845-
dc.description.abstractIt is recognized a large number of students who have difficulty in programming, especially in first course period, since program will require reason. Many are discouraged with classes and study at home. This work proposes a role-playing game (RPG) that it addresses introductory programming in Python. The goal is students exercises hierarchically programming skills. This game is divided into two stages and a final challenge. The challenges are distributed along the stages in increasing level of difficulty. The constructivist theory guided the develop of this game. The game was evaluated by two complementary models that assessed aspects of motivation as well as the technical and pedagogical.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-27T16:32:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) WKFO30032015.pdf: 2503830 bytes, checksum: 8612386cd17b8078f59a9e9a8be8daba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-27T16:32:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) WKFO30032015.pdf: 2503830 bytes, checksum: 8612386cd17b8078f59a9e9a8be8daba (MD5) Previous issue date: 2015-03-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de programaçãopt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectRole-playing gamept_BR
dc.subjectProgramming educationpt_BR
dc.subjectLearning objectpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleVila Python: um jogo RPG para auxiliar a aprendizagem de programação com uso da linguagem Pythonpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Ana Liz Souto Oliveira de-
dc.description.resumoObserva-se que um número elevado de alunos sente dificuldades quando se deparam com as disciplinas de programação, especialmente nos primeiros períodos do curso de computação, uma vez que, ao passo que os discentes aprendem a programar, desenvolvem uma nova forma de pensar. Muitos se sentem desmotivados e se reconhecem desestimulados para estudar além da sala de aula. Assim, este trabalho propôs como meta a construção de um jogo, do tipo RPG (role-playing game), permitindo aos jogadores uma prática lúdica que reforça o aprendizado dos conceitos introdutórios de programação em Python, objetivando que estes exercitem, de forma gradativa, seus conhecimentos em programação. A teoria de aprendizagem que norteou a construção deste jogo educacional foi a construtivista. O jogo foi dividido em duas etapas e um desafio final. Ao longo das etapas foram distribuídos desafios em níveis crescentes de dificuldade. O jogo desenvolvido foi avaliado por dois modelos complementares, que aferiram os aspectos da motivação, bem como os técnicos e pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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