Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRabêlo, Hévellyn de Morais-
dc.date.accessioned2018-03-27T16:43:12Z-
dc.date.available2015-03-30-
dc.date.available2018-03-27T16:43:12Z-
dc.date.issued2015-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3846-
dc.description.abstractIt is a current challenge integrate computer into the educational curriculum. This work is an initiative that presents the planning, execution and evaluation of a course that integrate computational thinking by programming in discipline of Art and Culture and Tupi Language in Rio Tinto/PB. Then, it was proposed a course to indigenous schools to stimulate these disciplines, through the production of resources developed in the Scratch programming language, covering contents of indigenous culture. This course aims to develop computational thinking in students, through teaching programming concepts transmitted in a fun and interactive language. The course was taught with 16 hours and was guided by the constructivist learning theory. In the end, the resources developed were evaluated by a model to measure the application of computational thinking as well as their perception of computing issues. As a result, it was noticed that students mostly have achieved the best levels of development according the assessment model, thereby achieving good results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-27T16:43:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) HMR30032015.pdf: 1566390 bytes, checksum: 1d6459ed75cd88a4e951b535516ba5e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-27T16:43:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) HMR30032015.pdf: 1566390 bytes, checksum: 1d6459ed75cd88a4e951b535516ba5e0 (MD5) Previous issue date: 2015-03-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEscolas indígenaspt_BR
dc.subjectProgramming languages ​​(Computers)pt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectIndigenous schoolspt_BR
dc.titleA programação com SCRATCH na produção de recursos nas disciplinas de arte e cultura e língua Tupipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Ana Liz Souto Oliveira de-
dc.description.resumoIntegrar o ensino de computação ao currículo do ensino básico é um desafio atual da área de informática na educação. Nessa vertente, este trabalho é uma iniciativa que apresenta o planejamento, a execução e a avaliação de um curso que procurou integrar o pensamento computacional por meio da programação nas disciplinas de Arte e Cultura e Língua Tupi em escolas de Rio Tinto/PB. Então, foi proposto às escolas indígenas um curso visando estimular essas disciplinas, por meio da produção de recursos desenvolvidos na linguagem de programação Scratch, abordando conteúdos da cultura indígena. Tal curso tem como objetivo desenvolver o pensamento computacional nos alunos, por meio do ensino de conceitos de programação transmitidos em uma linguagem lúdica e interativa. O curso foi ministrado com carga horária total de 16h e foi norteado pela teoria de aprendizagem construtivista. Ao final, as produções dos alunos foram avaliadas segundo um modelo para mensurar a aplicação do pensamento computacional, bem como sua percepção a respeito dos assuntos de computação. Como resultado, percebeu-se que os alunos conseguiram atingir em sua maioria os melhores níveis de desenvolvimento do modelo de avaliação utilizado, conseguindo assim atingir com bons resultados o objetivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HMR30032015.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons