Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mayara Wanessa Alves dos-
dc.date.accessioned2018-03-27T16:50:05Z-
dc.date.available2015-04-01-
dc.date.available2018-03-27T16:50:05Z-
dc.date.issued2015-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3847-
dc.description.abstractIn the computing area courses, due to the complexity of its basic disciplines, many problems affect the beginners, damaging the permanence in the courses. For example, high complexity of disciplines which requires logical thinking, understanding of abstract concepts and a high level of abstraction. These factors can be decisive for the student to fail on the discipline or even abandon or change course. Among these disciplines, we can cite programming disciplines, which are seen as difficult and discouraging. These disciplines have high failure rates and one of the factors that may contribute to these indices are the methods used for teaching. Seeking to modify the motivation scenario in the teaching-learning process for programming, this paper proposes a learning object using gamification elements for the introductory programming education. Initially a search for learning objects focused on the subject Introduction to Programming was done. After this stage, we began the planning and prototyping of the proposed learning object. Finally, we assessed the object considering pedagogical aspects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-27T16:50:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MWAS01042015.pdf: 948210 bytes, checksum: dbfa6b7315e817c16ddb45baf43159c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-27T16:50:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MWAS01042015.pdf: 948210 bytes, checksum: dbfa6b7315e817c16ddb45baf43159c4 (MD5) Previous issue date: 2015-03-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectProgramming languages ​​(Computers)pt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleTrivia, objeto de aprendizagem com gamificação para apoio à disciplina de Introdução à Programaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Ana Liz Souto Oliveira de-
dc.description.resumoNos cursos da área de computação, devido à complexidade das suas disciplinas básicas, diversos problemas afetam os alunos iniciantes, prejudicando a permanência destes nos cursos. Por exemplo, é alta a complexidade de disciplinas em que se exige raciocínio lógico, entendimento de conceitos abstratos e um alto nível de abstração. Esses fatores podem ser determinantes para o aluno reprovar a disciplina ou até abandonar ou trocar de curso. Entre estas disciplinas pode-se citar as disciplinas de programação, que são vistas como difíceis e desestimulantes. Estas disciplinas possuem altos índices de reprovação e, um dos fatores que pode contribuir para esses índices são os métodos utilizados para o ensino. Buscando modificar o cenário de desmotivação no processo de ensino-aprendizagem de programação, este trabalho propõe um objeto de aprendizagem utilizando elementos de gamificação para o ensino de programação introdutória. Inicialmente foi realizada uma busca por objetos de aprendizagem voltados para a disciplina de Introdução à Programação. Após essa etapa, iniciou-se o planejamento e a prototipação do objeto de aprendizagem proposto. Por fim, avaliou-se o objeto considerando aspectos pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MWAS01042015.pdf925,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons