Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa Neto, David-
dc.date.accessioned2018-03-27T16:57:18Z-
dc.date.available2015-04-14-
dc.date.available2018-03-27T16:57:18Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3848-
dc.description.abstractThe teaching and learning of the initial discipline of structured programming features frequent difficulties of assimilation and abstraction by the students. It is believed that the problems faced influence the dropout rates and failure routinely seen in higher education institutions. One possible alternative would be to relate the concepts of programming content using analogies of everyday situations that facilitate the understanding of the abstractions of discipline and present these issues in a dynamic and interactive way. The main purpose of this work is the construction of an animation to support the understanding and assimilation of concepts used to create algorithms and later codes. For this, the animation seeks to contribute to a more familiar way of presenting the initial content programming, difficult to understand for beginners. The aim is to use an analogy in order to act as a motivator and facilitator for students using the animation feature as more attractive technological option to the target audience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-27T16:57:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DBN14042015.pdf: 2980966 bytes, checksum: d225d40bf4f358947ab401d03cd6696e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-27T16:57:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DBN14042015.pdf: 2980966 bytes, checksum: d225d40bf4f358947ab401d03cd6696e (MD5) Previous issue date: 2015-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectProgramming languages ​​(Computers)pt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.titleAnalogia como apoio ao ensino de programação: uma animação do comando Whilept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Vanessa-
dc.description.resumoO ensino-aprendizagem da disciplina inicial de programação estruturada apresenta frequentes dificuldades de assimilação e abstração por parte dos alunos. Acredita-se que os problemas enfrentados influenciam nos índices de evasão e reprovação corriqueiramente vistos nas instituições de ensino superior do país. Para melhorar o atual cenário uma abordagem alternativa seria relacionar os conceitos do conteúdo de programação usando analogias de situações cotidianas que facilitem o entendimento das abstrações da disciplina e apresentar esses assuntos de forma dinâmica e interativa. O propósito principal deste trabalho é realizar a construção de uma animação que apoie o entendimento e assimilação de conceitos usados para criar algoritmos e posteriormente, códigos. Para isso, a animação busca contribuir com uma forma mais familiar de apresentar o conteúdo inicial de programação, entendimento difícil para os alunos iniciantes. Pretende-se usar uma analogia a fim de agir como motivador e facilitador para os alunos, usando o recurso de animação como recurso tecnológico mais atraente para o público-alvo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBN14042015.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons