Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Luan Pereira de-
dc.date.accessioned2018-03-28T13:02:22Z-
dc.date.available2016-07-05-
dc.date.available2018-03-28T13:02:22Z-
dc.date.issued2016-08-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3858-
dc.description.abstractHealth and healthy food are two issues being currently addressed and are closely related. Many people have adopted the healthy lifestyle, which is to consume only foods that benefit health, mainly vegetables, however, is difficult to include these foods on the menu of children, especially those who already have the habit of consumption "formed ". In children who are still building their eating habits, encouraging the consumption of healthy food becomes easier, especially if this is practiced in conjunction with the school. The aim of this work was to encourage the consumption of vegetables in elementary school children at a school in the city of Areia, Parahyba, Brazil.. This work is part of project PROBEX/2015, developed by the Department of Biological Sciences (DBS) of the Center for Agricultural Sciences (CAS) of the Federal University of Parahyba (FUP). Vertical kitchen gardens were established using PET bottles in a school involving students from 1 to 5 grade of elementary school. During each stage of the project all students had expository activities and practice with vegetables such as planting, watering and harvesting. It appears that projects with gardens in schools are very important to encourage consumption of healthy foods for students and develop recycling activities; the development of activities with gardens in schools, shows significant results, especially for students of the 1 and 2 years of elementary school, it is believed that the age range in these students which are between 6 and 9 years old, is the most appropriate for working to form good eating habits; extension activities with gardens in schools can contribute to public policy, as the State Law 10,431/15, which prohibits the sale of soft drinks in canteens or snack bars, installed in private or public schools in Parahyba,pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-03-28T13:02:22Z No. of bitstreams: 1 LPO28032018.pdf: 845938 bytes, checksum: 4ef8559f4029a37bf5d9f3b1fe5c6fc1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T13:02:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LPO28032018.pdf: 845938 bytes, checksum: 4ef8559f4029a37bf5d9f3b1fe5c6fc1 (MD5) Previous issue date: 2016-08-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectconsumo de hortaliçaspt_BR
dc.titleATIVIDADES COM HORTAS NA FORMAÇÃO DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES EM CRIANÇASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Luna, Núbia Pereira da Costa-
dc.contributor.referee1Gomes, Everaldo Mariano-
dc.contributor.referee2Oliveira, Robério de-
dc.description.resumoSaúde e alimentos saudáveis são dois temas que estão sendo muito abordados atualmente e estão intimamente relacionados. Muitas pessoas vêm adotando o estilo de vida saudável, que consiste em consumir apenas alimentos que tragam benefícios à saúde, principalmente legumes e hortaliças, porém, é difícil incluir estes alimentos no cardápio de crianças, principalmente as que já possuem o hábito de consumo “formado”. Em crianças que ainda estão construindo seus hábitos alimentares, o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis torna-se mais fácil, principalmente se essa prática for realizada em conjunto com a escola. O objetivo do presente trabalho foi Incentivar o consumo de hortaliças em crianças do ensino fundamental de uma escola da cidade de Areia, Paraíba. O presente trabalho faz parte do projeto PROBEX/2015, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Biológicas (DCB) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram implantadas hortas Brasil hortas verticais utilizando garrafas PET em uma escola envolvendo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Durante cada etapa do projeto todos os alunos tiveram atividades expositivas e prática com hortaliças, como plantar, regar e colher. Verifica-se que projetos com hortas em escolas são muito importantes para incentivar o consumo de alimentos saudáveis pelos os alunos e desenvolver atividades de reciclagem; o desenvolvimento de atividades com hortas em escolas, apresenta resultados expressivos, principalmente para alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental, acredita-se que a faixa etária em que esses alunos se encontram, entre 6 e 9 anos, seja a mais adequada para trabalhar à formação de bons hábitos alimentares; atividades de extensão com hortas em escolas podem contribuir com as políticas públicas, como a Lei estadual 10.431/15, que proíbe a venda de refrigerantes dentro de cantinas ou lanchonetes, instaladas dentro de escolas particulares ou públicas na Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fitotecnia e Ciências Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPO28032018.pdf826,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.