Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ruan do Santos-
dc.date.accessioned2018-04-04T15:25:24Z-
dc.date.available2015-03-05-
dc.date.available2018-04-04T15:25:24Z-
dc.date.issued2015-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3897-
dc.description.abstractIn Brazil, the resources of Technology of Information and Communication is used just for a small part of the population, contributing to the concentration of economic power and accentuate the social differences. Communication and internet tools open up a range of true opportunities and also act providing development, interaction and social and digital inclusion. This study, here described, aimed to promote social inclusion through the use of specific methodologies of access to Information and Communication Technologies (ICTs) as source of the inclusion in the labor market and people citizenship with special needs and rural youth of Paraiba, aimed at reducing social inequality of this region. So, computer courses and lectures were provided, we used teaching methodologies were related to the use of facilitators software, specific and different practical exercises to this audience and evaluative tests were used. During the courses, it was possible to see a very rapid evolution in the students. The use of internet and computing resources promoted a definite improvement in self-esteem, stimulating the real exercise of full citizenship, the acquisition and production of knowledge, contributing to the professional training of the participants. The courses brought significant benefits to students in order that they changed their mind regarding how to perform their duties. Today, everyone, who participated in the activities, applied in this period acquired computer use habits and are able to continue learning and motivated to their integration into the labor market.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-04-04T15:25:24Z No. of bitstreams: 1 RSS04042018.pdf: 1043977 bytes, checksum: b5cdf7bd5c39e29d70a0f845e52f62ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-04T15:25:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSS04042018.pdf: 1043977 bytes, checksum: b5cdf7bd5c39e29d70a0f845e52f62ce (MD5) Previous issue date: 2015-03-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.titleTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E DEMAIS MEMBROS DAS COMUNIDADES DO BREJO PARAIBANOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Márcia Verônica Costa-
dc.contributor.referee1Giovanna, Lúcia-
dc.contributor.referee2Talieri, Ivia Carmem-
dc.description.resumoNo Brasil, o uso dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação está limitado a uma pequena camada da população, o que acaba contribuindo para a concentração de poder e renda e, consequentemente, acentuam as diferenças sociais. As ferramentas de comunicação e interconexão abrem um leque de oportunidades e agem possibilitando o desenvolvimento, a interação e a inclusão digital e social. O presente trabalho teve como objetivo principal promover a inserção social através da utilização de metodologias específicas de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), como meio de possibilitar a inclusão no mercado de trabalho e cidadania de pessoas com necessidades especiais e jovens da zona rural do brejo paraibano, visando a redução da desigualdade social na região. Para tal, foram ministrados cursos de informática e palestras, cujas metodologias de ensino empregadas estiveram relacionadas com o uso de softwares facilitadores, exercícios práticos diferenciados e direcionados para este público-alvo, bem como foram utilizados testes avaliativos. No decorrer dos cursos, foi possível notar uma evolução muito rápida no aprendizado dos alunos. O uso da internet e dos recursos de informática promoveram uma nítida melhora na autoestima, estimulando o exercício real da plena cidadania, a aquisição e produção de conhecimentos, contribuindo para a capacitação profissional dos participantes. Os cursos trouxeram benefícios significativos aos alunos, tendo em vista que estes mudaram sua mentalidade com relação à maneira de desempenhar suas funções. Hoje, todos os que participaram das atividades desenvolvidas neste período adquiriram o hábito de uso do computador e estão aptos a prosseguir com o aprendizado, bem como motivados para sua inserção no mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSS04042018.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.