Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade Filho, Miguel Avelino da-
dc.date.accessioned2018-04-09T11:29:01Z-
dc.date.available2017-11-28-
dc.date.available2018-04-09T11:29:01Z-
dc.date.issued2017-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3918-
dc.description.abstractIntegrative and Complementary Practices in Health (PICS) are characterized as systems and therapeutic resources that emphasize approaches with natural mechanisms of prevention of diseases and recovery of the health of the individual. Thus, this article aims to know the perception / understanding of Occupational Therapy teachers in relation to Integrative and Complementary Practices in Health. This is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, carried out with Professors of Occupational Therapy of the Federal University of Paraíba. An online questionnaire containing open questions about PICS and its interface with Occupational Therapy was applied. The responses were analyzed by the Content Analysis Technique. 12 teachers answered the questionnaire in which it was found that teachers understand the essence of what the PICS are, as well as support their use, however, there is still very little in the scope of teaching the insertion, knowledge and discussion about practices, not only in terms of rehabilitation but, above all, to generate quality of life for individuals. Therefore, it is necessary to foster spaces for discussion about PICS in the field of Occupational Therapy teaching, since both are based on an integrated view of men and health care.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2018-04-09T11:29:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MATF28112017.pdf: 413332 bytes, checksum: 0425af1e3b1e56cb56003dc1d87a8550 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-09T11:29:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MATF28112017.pdf: 413332 bytes, checksum: 0425af1e3b1e56cb56003dc1d87a8550 (MD5) Previous issue date: 2017-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTerapias Complementarespt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacional.pt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectIntegralidade em Saúdept_BR
dc.titleTerapia Ocupacional e práticas integrativas e complementares em saúde na perspectiva de docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amado, Cláudia Fell-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2497385943947220pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3487351199938978pt_BR
dc.description.resumoAs Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são caracterizadas como sistemas e recursos terapêuticos que enfatizam abordagens com mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde do indivíduo. Assim, este artigo tem por objetivo conhecer a percepção/compreensão dos docentes de Terapia Ocupacional com relação às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com docentes de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Foi aplicado um questionário online contendo questões abertas sobre as PICS e sua interface com a Terapia Ocupacional. As respostas foram analisadas pela Técnica de Análise de Conteúdo. 12 docentes responderam ao questionário no qual se constatou que os docentes compreendem a essência do que são as PICS, bem como apoiam o uso delas, porém, ainda é bastante escasso no âmbito do ensino a inserção, o conhecimento e a discussão acerca das práticas, não apenas na perspectiva da reabilitação, mas, sobretudo para gerar qualidade de vida para os indivíduos. Sendo assim, é necessário fomentar espaços de discussão acerca das PICS no âmbito do ensino em Terapia Ocupacional, uma vez que ambas partem de uma visão integrada do homem e do cuidado em saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATF28112017.pdf403,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons