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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3963
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Robertson Frederico Travassos Maul de-
dc.date.accessioned2018-04-17T17:40:16Z-
dc.date.available2017-03-22-
dc.date.available2018-04-17T17:40:16Z-
dc.date.issued2016-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3963-
dc.description.abstractThe company valuation is a process which seeks to estimate the fair value using models and methodologies that vary in degree of complexity and applicability of the information, where that value measurement goes beyond pricing only the firm's material goods . The Ohlson model (1995) was the business assessment framework developed by Jim Ohlson proposing the increase of financial variables and other information. Thus, we tried to extract the information asymmetry in the purchase and immediate sale of the shares traded on the Stock Exchange, Commodities and Futures Exchange (BM & FBovespa). For as the ability to evaluate a company with the smallest margin of error is the key point of finance theory, many personal and business decisions are made by tools that can extract the maximum value of the investment. This study aimed to investigate the impact of information asymmetry in the valuation of the Brazilian capital market, and found the relationship of information asymmetry and the price of 51 shares listed on the (BM & FBovespa), from 2008 to 2014. The results indicate that the asymmetry of information has additional information content in the evaluation of 4% of companies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (ana.lopesjp@gmail.com) on 2018-04-17T17:40:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RFTMA17042018.pdf: 743154 bytes, checksum: 83a94a71ea24691b38bc56a2fab1c732 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectModelo de Ohlson (1995)pt_BR
dc.subjectCompra e venda de ativopt_BR
dc.subjectAssimetria informacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação de empresaspt_BR
dc.titleO modelo de Ohlson (1995): será que a assimetria informacional na compra e venda de ações impacta a avaliação das empresas?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Girão, Luiz Felipe de A. Pontes-
dc.description.resumoA avaliação de empresas é um processo onde procura-se estimar o valor justo de mercado por meio de modelos e metodologias, que variam em grau de complexidade e aplicabilidade das informações, onde essa mensuração de valor vai além de precificar apenas os bens materiais da firma. O modelo de Ohlson (1995), foi a estrutura de avaliação de empresas desenvolvida por Jim Ohlson que propõe o incremento das variáveis contábeis e outras informações. Dessa forma, procurou-se extrair a assimetria informacional na compra e venda imediata das ações negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa). Pois como a capacidade para avaliar uma empresa com a menor margem de erro é o ponto chave da teoria de finanças, muitas decisões pessoais e empresariais são tomadas por ferramentas que possam extrair o valor máximo do investimento. Esse trabalho teve por objetivo verificar o impacto da assimetria de informação na valuation do mercado de capitais brasileiro, e constatou-se a relação da assimetria informacional e o preço de 51 ações listadas na (BM&FBovespa), no período de 2008 a 2014. Os resultados indicam que a assimetria de informações tem conteúdo informacional adicional na avaliação de empresas de 4%.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Atuariais

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