Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Everton Pascoal Ananias de-
dc.date.accessioned2018-04-23T19:57:42Z-
dc.date.available2017-06-05-
dc.date.available2018-04-23T19:57:42Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4000-
dc.description.abstractGiven the current scenario of corruption scandals, financial crisis and ethics review that is taking place in Brazil, what has been going on for the country has been discussed, and to what extent the Brazilian way is embedded in culture, given the need to Review of the culture of winning at any cost we have, the present work had as objective to describe how the practice of ethics in the relations of consumption of products and services in a branch of João Pessoa-PB is given, how the company acts in relation to Ethics of its employees, the factors that influence ethical actions and how it is perceived by employees. As an approach, the qualitative method was used, since it replaces the freedom of interpretation necessary for the study. For this purpose, the research was applied through structured questionnaires with the employees of the Agency's Product and Service commercialization area where it was possible to see the day-to-day ethical dilemmas and the effects on business practices. After analyzing and interpreting the data in the research-banking unit, it was possible to perceive that the company does not have a participatory method for the elaboration of the goals, and that these generate great influences in the way the collaborator acts to reach them. It was possible, from the data collected, to perceive that the company has mechanisms to try to avoid unethical practices by its employees; But indirectly it ends up putting them in a situation of conflict when it assigns them goals that are plastered and repeatedly overestimated and at the same time reminds them that it can adopt different ways to achieve them, but that in none of them can it violate the laws that regulate the relationship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-04-23T19:57:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EPAO23042018.pdf: 734310 bytes, checksum: 65d135c65b1ea4e5f36836b38f2067ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-23T19:57:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EPAO23042018.pdf: 734310 bytes, checksum: 65d135c65b1ea4e5f36836b38f2067ca (MD5) Previous issue date: 2017-05-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectÉtica profissionalpt_BR
dc.subjectÉtica empresarialpt_BR
dc.subjectSetor bancário em João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectProdutos bancáriospt_BR
dc.titleÉtica empresarial: um estudo em uma unidade bancária em João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, César Emanoel Barbosa de-
dc.contributor.referee1Andrade, Geraldo Magela de-
dc.description.resumoVisto o cenário atual de escândalos de corrupção, de crise financeira e de revisão da ética que está ocorrendo no Brasil, vem sendo discutido qual seria a saída para o país, e até que ponto o jeitinho brasileiro está incrustado na cultura, visto a necessidade de revisão da cultura de ganhar a qualquer custo que possuímos, o presente trabalho teve como objetivo descrever como é dada a prática da ética nas relações de consumo de produtos e serviços em uma agência bancária de João Pessoa-PB, como a empresa age em relação à ética (moral) de seus funcionários, os fatores que influenciam as ações éticas e como ela é percebida pelos colaboradores. Como abordagem, lançou-se mão do método qualitativo, uma vez que reponde a liberdade de interpretação necessária ao estudo. Para tanto foi aplicada a pesquisa através de questionários estruturados com os colaboradores da área de comercialização de Produtos e Serviços da agência onde foi possível ver os dilemas éticos do dia a dia e os efeitos nas práticas de negócios. Após análise e interpretação dos dados na unidade bancária pesquisa, foi possível perceber que a empresa não possui um método participativo para a elaboração das metas, e que estas geram grandes influências no modo como o colaborador age para alcança-las. Foi possível, a parir dos dados coletados, perceber que a empresa possui mecanismos para tentar evitar as práticas antiéticas por parte dos seus colaboradores; porém indiretamente ela acaba pondo-os em situação de conflito quando lhes atribui metas engessadas e por diversas vezes superestimadas e ao mesmo tempo os lembra que ele pode adotar diferentes modos para alcança-las, mas que em nenhum deles ele pode infringir as leis que normatizam a relação com o consumidor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPAO23042018.pdf717,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons