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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista Segundo, Rômulo Augusto Lins-
dc.date.accessioned2018-04-23T20:25:58Z-
dc.date.available2017-06-06-
dc.date.available2018-04-23T20:25:58Z-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4001-
dc.description.abstractTRABALHO NÃO POSSUI ABSTRACT.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-04-23T20:25:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RALBS23042018.pdf: 1036999 bytes, checksum: d61d5360f60083d8c815e819401087ef (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação para a sustentabilidade (EPS)pt_BR
dc.subjectEducação em Administraçãopt_BR
dc.titleVínculos da educação para a sustentabilidade e da educação em Administração na Universidade Federal da Paraíba: um estudo do curso de Administraçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima-
dc.contributor.referee1Bispo, Ana Carolina Kruta de A.-
dc.description.resumoA Educação para a sustentabilidade é um instrumento de disseminação de princípios sustentáveis e surge influenciada por um contexto de transformações climáticas, da possibilidade de escassez de recursos, da pobreza, do aumento da população, entre outros fatores. No entanto, preza-se pelas mudanças de comportamento, práticas sustentáveis, conscientização e respeito à vida. O objetivo principal da pesquisa é identificar os vínculos entre a Educação para a sustentabilidade e a Educação em Administração no curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba. O tipo de pesquisa realizada foi qualitativa, desse modo houve levantamento documental e emprego de entrevistas com docentes e discentes, através de roteiros semiestruturados, sendo a amostra de dezesseis alunos (dois por período) e sete professores (um por área). As análises foram a documental e a de conteúdo, nas quais utilizou-se da compreensão e interpretação. Os resultados obtidos, compreendem em 6 vínculos estabelecidos entre a Educação para a sustentabilidade e o curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba: (a) legal, na Resolução de n° 64/2011 há a disciplina de Responsabilidade Social Empresarial, na qual a ementa possui tópicos sobre sustentabilidade; (b) instrumental, os professores e alunos demonstraram a abordagem do tema de maneira indireta e direta em algumas disciplinas do curso; (c) cultural, alguns alunos e professores demonstraram que a educação é capaz de mudar aspectos culturais; (d) científico, alguns relatos afirmaram a existência de pesquisas, estudos e trabalhos voltados para o tema; (e) impacto pessoal, que determina a visão crítica dos entrevistados em relação aos riscos ambientais; (f) formação profissional, os professores ressaltaram a importância do tema para os futuros profissionais responsáveis pelas tomadas de decisão. Diante deste cenário, é possível afirmar que o curso de Administração está relacionado com a Educação para a sustentabilidade, preocupando-se com a conscientização e futuros caminhos profissionais dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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