Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/410
Tipo: TCC
Título: Concepções e práticas de avaliação dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Diniz da Penha/Damião – PB.
Autor(es): Pontes, Josineuda Sousa de.
Primeiro Orientador: Costa, Luciélio Marinho da.
Segundo Orientador: Brito, Rosa Maria de Jesus.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções e as práticas de avaliação dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Diniz da Penha Damião/PB e, como específicos, identificar a concepção de avaliação dos professores da escola; reconhecer os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores; analisar os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que visa compreender e interpretar os significados de fatos da realidade. Utilizamos como aportes teóricos os estudos de Costa (2011); Hoffmann (2009); Luckesi (2000), Sant’Anna (1995); Romão (1999), entre outros. Para o presente estudo, utilizamos os seguintes instrumentos de coletas de dados: a pesquisa bibliográfica e questionários aplicados a uma amostra de vinte e seis (26) docentes. Tais procedimentos metodológicos permitiram apresentar reflexões sobre as evidências dos dados da realidade do dia a dia da escola. Consideramos que se faz necessário aos docentes da Escola Alexandre Diniz da Penha repensar sobre suas concepções e práticas de avaliação, utilizadas para obtenção de resultados, de modo que adquiram uma nova visão sobre tais concepções e práticas de avaliação que possa, por sua vez, colaborar, principalmente, para o desenvolvimento e construção da aprendizagem, tornando o processo de avaliação eficaz e produtivo.
Abstract: This research aims to analyze the teacher’s concepts and practices of evaluation of the Municipal and Elementary School Alexandre Diniz Penha Damian / PB and, as specific objectives, to identify the teacher’s concept of evaluation from this school; to recognize the evaluation tools used by the teachers; to analyze the evaluation tools used by the teachers. This is a field research, qualitative in nature, which seeks to understand and interpret the meanings of the facts of reality. We used the theoretical contributions studies of Costa (2011); Hoffmann (2009); Luckesi (2000), Sant’Anna (1995); Romão (1999), among others. For the present study, we use the following data collection instruments: the literature review and questionnaires applied to a sample of twenty-six (26) teachers. Such methodological procedures have led us to present reflections on the data evidences concern the daily reality of the school. We believe that it is necessary for teachers of the Alexandre Diniz da Penha School rethink about their conceptions and practices of assessment, used to obtain results, so that they acquire a new insight on these concepts and practices of evaluation that can, in its turn, collaborate, maily, to the development and construction of the learning, by making the evaluation process efficient and productive.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da matemática
Ensino fundamental
Prática de avaliação matemática
Teaching and learning mathematics
Elementary school
Mathematical assessment practice
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/410
Data do documento: 27-Ago-2013
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSP27082013.pdf231,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.