Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Paloma Silva-
dc.date.accessioned2018-05-11T21:13:52Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2018-05-11T21:13:52Z-
dc.date.issued2017-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4160-
dc.description.abstractNão possui abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-05-11T21:13:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PSA11052018.pdf: 984722 bytes, checksum: 3e854405252ff4336c96c650d69616a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T21:13:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PSA11052018.pdf: 984722 bytes, checksum: 3e854405252ff4336c96c650d69616a3 (MD5) Previous issue date: 2017-06-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdministração de vendaspt_BR
dc.subjectFormação de preçopt_BR
dc.subjectAnálise de custospt_BR
dc.subjectSistema de custospt_BR
dc.titleEstruturação de um sistema de custos como suporte para a formação do preço de venda no posto de combustíveis Xpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Rosivaldo de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798222T5pt_BR
dc.description.resumoAs empresas privadas possuem o propósito de gerar lucro e para tanto o preço de venda deve ser bem definido tomando como base os seus custos, uma das etapas primordiais para definição do preço de venda é ter a contabilidade de seus custos, para se ter a informação de ganho ou perda. Se a empresa quiser diminuir as possibilidades de prejuízos, deve começar com uma boa gestão de seus custos, conhecendo de forma mais profunda os seus gastos. Neste caso, o presente trabalho de pesquisa tem o propósito de caracterizar o método de custeio, identificando a metodologia usada para formação de preço de venda do Posto de Combustível considerado para a pesquisa, para posteriormente elaborar um sistema de custo que embase o preço de venda. A metodologia da pesquisa se caracteriza em descritiva, utilizando-se do procedimento de estudo de caso, tendo como técnicas como sondagem de dados, entrevistas e levantamento documental. O instrumento para coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado e os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa. A análise dos dados permitiu saber que o Posto de Combustível não possuía um sistema de custeio e sua formação de preço era baseada em uma taxa de porcentagem, na qual o cálculo era feito pela experiência no mercado. Foi-se então feito uma estruturação de seus custos e mark-up para o seu preço de venda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSA11052018.pdf961,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons