Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Maynnard Louize Araujo-
dc.date.accessioned2018-05-11T21:50:23Z-
dc.date.available2017-05-30-
dc.date.available2018-05-11T21:50:23Z-
dc.date.issued2017-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4162-
dc.description.abstractTo strategically plan is to use methodological support to establish the best direction to be followed by the company, with the main purpose of guiding improvements in organizational processes. So, whatever the complexity of the organization or its branch of activity, this reality will not be different. This research was carried out in the scenario of a small company, in which its managers avoid strategic planning, since for them this is related to uncertainties and risks over which they have little or no control. In addition to being a small company, this is in the field of hospital management, which is considered by some authors a complex organization and administration, because it involves the union of human resources and very diversified procedures. In view of the above, the present study analyzed the context of a small company in the area of hospital management, identifying its particularities and limitations of the day-to-day management and from that a proposal was made for a strategic planning to be used as a tool The methodology used was that of Oliveira (2015), based on the strategic diagnosis, the establishment of the mission, vision and values, the prescribed and quantitative instruments until the evaluation and control of the results obtained. The study presented some limitations in the interview collection process due to the unavailability of the managers, as well as in the literature, due to the lack of research on the subject of small companies in the hospital sector, leaving as a suggestion for future studies, research related to hospital management and Small business. It is concluded that this work aims at demonstrating in practice for small business owners that even when small, organizations can be managed as multinational, that is, there are tools that will adapt to the context and the organizational segment and next to that great results will be achieved.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-05-11T21:50:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MLAS11052018.pdf: 1883270 bytes, checksum: 6eea271e30f8c61f7d3a94e12e8e285a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T21:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MLAS11052018.pdf: 1883270 bytes, checksum: 6eea271e30f8c61f7d3a94e12e8e285a (MD5) Previous issue date: 2017-05-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAdministração hospitalarpt_BR
dc.subjectGestão hospitalarpt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico como ferramenta de gestão em pequenas empresas: Estudo de caso numa organização hospitalar de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Paula Luciana Bruschi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4466987E1pt_BR
dc.description.resumoPlanejar estrategicamente é utilizar uma sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, com a principal finalidade de nortear as melhorias nos processos organizacionais. De modo que, seja qual for à complexidade da organização ou seu ramo de atuação essa realidade não será diferente. A referida pesquisa foi realizada no cenário de uma pequena empresa, na qual seus dirigentes evitam o planejamento estratégico, pois para eles este está relacionado a incertezas e riscos sobre os quais os mesmos possuem pouco ou nenhum controle. Além de ser uma pequena empresa, esta é do ramo de gestão hospitalar, a qual é considerada por alguns autores uma organização complexa e de administração peculiar, por envolver a união de recursos humanos e procedimentos muito diversificados. Diante do exposto, o presente estudo analisou o contexto de uma pequena empresa da área de gestão hospitalar, identificando suas particularidades e limitações do dia-a-dia da gestão e a partir disso foi elaborada uma proposta de um planejamento estratégico para ser utilizada como ferramenta de gestão, a metodologia utilizada foi a de Oliveira (2015), partindo do diagnóstico estratégico, o estabelecimento da missão, visão e valores, os instrumentos prescritos e quantitativos até a avaliação e controle dos resultados obtidos. O estudo apresentou algumas limitações no processo de coleta das entrevistas por indisponibilidade dos gestores, como também na literatura, por ausência de pesquisas acerca do tema de pequenas empresas do setor hospitalar, deixando assim como sugestão para próximos trabalhos, pesquisas relacionadas à gestão hospitalar e a pequenas empresas. Conclui-se então que este trabalho visa demonstrar na prática para pequenos empresários que mesmo quando pequenas, as organizações podem ser geridas como multinacionais, isto é, existem ferramentas que irão se adaptar ao contexto e ao segmento organizacional e junto a isso grandes resultados serão alcançados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLAS11052018.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons