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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Luciana Pereira.-
dc.date.accessioned2013-09-05T20:40:11Z-
dc.date.available2013-09-05T20:40:11Z-
dc.date.issued2013-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/425-
dc.description.abstractThis work was developed based on the analysis of mathematics textbooks used in three public schools of Livramento city; located within the state of Parayba. We take as samples the books of the 7th year of elementary school adopted by the institutions: Maria Salome de Almeida school, Alcides Carneiro School and João Lelys School. The comparative analysis of the research is centered on the book "The Conquest of Mathematics of the authors Giovanni Jr & Ruy Jose Benedicto Castrucci, for the book to be adopted by three schools. The work includes the development of this comparative analysis, with two other books of mathematics: "Mathematics: Making a Difference" authors Bonjorno & Ayrton and "Everything is Mathematics" by Luiz Roberto Dante, because they are the books that teachers of local schools to adopt extra-query. The results of the study show that the authors follow different patterns in the organization of content and sequence and they guide the teachers to practice of using games and manipulative materials. Despite the significant variation in the amount of exercises proposed for each content, there is a concern of the authors realize that the teacher is always updated and remember that in the evaluation, not only to evaluate the numerical result, but all the development work in the classroom. Our research allows us to classify it as documentary research given the fact of working with public documents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-05T20:40:11Z No. of bitstreams: 1 LPR05092013.pdf: 1329730 bytes, checksum: 27c7140e5629f1844751e2177bd0eb49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-05T20:40:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LPR05092013.pdf: 1329730 bytes, checksum: 27c7140e5629f1844751e2177bd0eb49 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesLivramento, PB, 2012.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectLivro didático de matemática-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectAnálise descritiva-
dc.subjectMath textbook-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectElementary school-
dc.subjectDescriptive analysis-
dc.titleAnálise descritiva dos livros didáticos de matemática: um estudo dos livros do sétimo ano adotados pelos professores do município de Livramento.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moreno, Valdecir Teófilo.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como base a análise dos livros de matemática que estão sendo utilizados pelas escolas públicas do município de Livramento; localizada no interior do estado da Paraíba. Tomamos como amostras os livros que servem como apoio didático ao sétimo ano do Ensino Fundamental e o livro adotado pelas instituições: Escola Maria Salomé de Almeida, Escola Alcides Carneiro e Escola João Lelys. A pesquisa está centrada na análise descritiva da no livro A Conquista da Matemática, dos autores José Ruy Giovanni Jr & Benedicto Castrucci, por ser o livro didático adotado nas três escolas. O desenvolvimento do trabalho compreende a análise descritiva deste, com outros dois livros de matemática: Matemática: Fazendo a Diferença dos autores Bonjorno & Ayrton e Tudo é Matemática de Luiz Roberto Dante, pelo fato de serem os livros que os professores das escolas do município adotam para consulta extraclasse. Os resultados do trabalho mostram que os autores seguem padrões diferentes na organização da sequencia dos conteúdos e orientam os professores para prática de jogos e uso de materiais manipulativos. Apesar da variação significativa na quantidade de exercícios propostos por cada conteúdo, concluímos que existe uma preocupação dos autores em conscientizar o professor para que estejam sempre atualizados e lembram que, na avaliação, não se avalie apenas o resultado numérico, mas todo o desenvolvimento do trabalho em sala de aula. Nossa pesquisa nos permite classificá-la como pesquisa documental dado ao fato de trabalharmos com documentos públicos.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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